Reformulada, Revista da UFMG tem duas chamadas abertas

Publicação, que agora é digital e integra o Portal de Periódicos, continua tratando de temas contemporâneos numa perspectiva transdisciplinar

A artista Leila Danzinger recorre à página impressa para refletir sobre as memórias familiares e violências extremas
Leila Danzinger

Por meio de perspectiva interdisciplinar e transversal, a Revista da UFMG sempre abordou temáticas específicas e contemporâneas. Neste ano, a revista foi reformulada e tem novidades que já podem ser observadas no número 27.1, que pode ser lido on-line. A revista se tornou 100% digital e quadrimestral, além de ter passado a integrar o Portal de Periódicos da UFMG, o que habilita a publicação a se enquadrar no Qualis Periódicos.

Segundo Rogério Palhares Zschaber de Araújo, editor executivo da Revista e professor da Escola de Arquitetura da UFMG, a Revista da UFMG é a "cara" da universidade, pois contém produções das diversas áreas do conhecimento, além de “explicitar a permanente preocupação com os temas da contemporaneidade e as demandas sociais.”

Desde o relançamento da revista, em 2012, a edição atual (número 27.1) é a primeira coordenada pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Com o título O transdiciplinar nas interfaces e interstícios do disciplinar, esse número apresenta reflexão sobre temas de impacto científico e social, sempre sob perspectivas que perpassam e ultrapassam limites disciplinares. Os oito artigos foram selecionados entre dossiês dos 79 catedráticos visitantes que participaram, como convidados, do Programa Cátedras Fundep/IEAT, entre 2003 e 2020. Esse numero é editado pelos professores Daisy Moreira Cunha, Estevam Barbosa de Las Casas e Allan Claudius Queiroz Barbosa.

Um dos destaques da edição mais recente é a seção Artes visuais, que traz o trabalho da artista plástica, pesquisadora e poeta Leila Danzinger. Ela se debruçou sobre a página impressa (jornal, livro, documento histórico) para desenvolver reflexões que conjugam memória familiar e as construções da memória de violências extremas. A curadoria é da professora Patrícia Franca-Huchet.

Memórias do futuro e Amazônia
As chamadas para as edições 28.2 e 28.3 estão abertas. Com o tema Memórias do futuro, o volume 28.2 recebe trabalhos até 31 de março. A edição está a cargo das professoras Maria do Carmo Freitas Veneroso e Marília Andrés Ribeiro. Os trabalhos devem trazer prospecções sobre o futuro, para muitos distópico, com base nas grandes mudanças e incertezas que caracterizam a nova era – o Antropoceno. Os artigos podem abranger o cotidiano das pessoas, novas formas de encarar o trabalho e o lazer, o estudo, as interações humanas, a sobrevivência, a arte e a cultura.

O número 28.3, que vai abordar Amazônia, será editado pelos professores Ana Maria Gomes e Roberto Luiz Monte-Mór. Os trabalhos devem ser enviados até 30 de abril e trazer questões de diversos campos do conhecimento relacionadas à preservação e aos desafios do bioma brasileiro. A intenção dos editores é dar voz aos diversos coletivos amazônicos, de forma a trazê-los para a centralidade do debate público sobre a região.

Próximas edições
Outras duas edições têm lançamento previsto para o primeiro semestre deste ano: os números 27.2 e 27.3. Ambas abordarão o tema Desastres, interpretado em sentido ampliado, e reunirão trabalhos sobre questões que vão dos desdobramentos dos desastres-crime relacionados à atividade minerária aos impactos de eventos extremos agravados pelas recentes mudanças climáticas. A editora convidada é a professora Cláudia Mayorga.

A edição 28.1, com o tema A universidade e os novos tempos, deverá ser lançada no segundo semestre deste ano. Com edição dos professores Jaime Arturo Ramírez e Ricardo Takahashi, o volume abrigará debate sobre os novos desafios para a ciência e para a universidade na busca de soluções e rumos que redesenharão o presente e o futuro das civilizações. A chamada deste número foi encerrada em janeiro de 2021, com 34 submissões, que se encontram em fase de avaliação.

A revista
Criada em 1929 com o nome de Revista da Universidade de Minas Gerais, o periódico recebeu seu nome atual em 1965. Deixou de ser publicado em 1969, e em 2012 a Revista da UFMG foi relançada com periodicidade anual e foco em trabalhos de natureza acadêmica e científica, numa perspectiva inter e transdisciplinar. São divulgados resultados de pesquisas e produções teóricas e artísticas diversas, na forma de artigos, resenhas, ensaios, textos literários e imagens. Desde o relançamento, foram abordados os temas Corpo, Cidades, Água, Evolução, Diversidade, Tempo, Utopias, Migrações e Energia

Todas as edições da Revista da UFMG estão acessíveis no Portal de Periódicos.

Luana Macieira