Extensão

Revista Maaravi, editada na Fale, abre chamada para dossiê sobre os bestiários

Próximo número reunirá estudos sobre animais, monstros e seres imaginários na perspectiva da tradição judaica

O unicórnio e outros seres imaginários e fantásticos compõem os bestiários judaicos
O unicórnio e outros seres imaginários e fantásticos compõem os bestiários judaicos wikipedia.org

Estão abertas as inscrições de artigos, resenhas, contos, poemas, traduções, crônicas e outros trabalhos artísticos de tema livre, como fotografias e charges, para o próximo número da Arquivo Maaravi, revista digital de estudos judaicos da UFMG.

Os bestiários são o tema do dossiê. De acordo com o dicionário de termos literários, bestiários são “manuscritos medievais compostos por descrições detalhadas do mundo natural e essencialmente animal. Tal como os herbários, que consistiam em listas de ervas, flores e plantas, e os lapidários, compilações de pedras e de fósseis, os bestiários retratavam os animais, pássaros e peixes, desde os mais comuns e facilmente reconhecíveis, como o leão, o corvo e o golfinho, até os imaginários e fantásticos, como o unicórnio, a fénix e a sereia”.

Desde a Idade Média, o bestiário alcança uma popularidade que só perde para a Bíblia. Como espécie de enciclopédia do reino animal, ele servia como livro de instrução moral e religiosa, ensinando as virtudes humanas por meio de retratos do comportamento real ou imaginário de um animal.

Além dos relatos sobre o mundo natural e suas catalogações, enumerações e listas de animais, os bestiários judaicos, como recurso literário, fazem existir monstros e seres imaginários e, mais do que documentar, explicar ou instruir, mostram a diversidade e a multiplicidade dos mitos que neles habitam.

Captura da imaginação judaica
Em A jewish bestiary, por exemplo, Mark Podwal revisita animais, reais e míticos, que capturaram a imaginação judaica ao longo dos séculos por intermédio de representações de criaturas da lenda e da tradição hebraica. Nesse sentido, extraídos de fontes bíblicas, talmúdicas, midráshicas e cabalísticas, na reescrita pela literatura que combina temas judaicos tradicionais aos contemporâneos, os bestiários judaicos são objetos de estudo desse dossiê.

Os interessados têm prazo até 30 de setembro para submeter seus trabalhos.

As normas editoriais estão disponíveis neste link, e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail revistaarquivomaaravi@gmail.com.