Arte e Cultura

Revista 'O eixo e a roda' terá edição dedicada aos arquivos literários

Artigos podem ser submetidos até 1º de maio

Ambiente montado em homenagem ao escritor Fernando Sabino.
Sala com acervo do escritor Fernando Sabino no AEMFoca Lisboa /UFMG

A próxima edição do periódico O eixo e a roda: revista de Literatura Brasileira, da Faculdade de Letras, será dedicada aos 30 anos do Acervo de Escritores Mineiros (AEM). Artigos podem ser submetidos até 1º de maio.

Com a temática As vozes do arquivo literário: problemas, linguagens, aproximações, o número reunirá trabalhos sobre as possibilidades semânticas e epistemológicas da pesquisa arquivística no âmbito da literatura brasileira. Os artigos poderão versar sobre epistolografia, (auto)biografismo, crítica genética, arquivos literários, arquivologia, museologia, crítica textual e outras aproximações.

A revista, quadrimestral, é publicada desde 1982. Os organizadores desta edição são os professores Leandro Garcia e Elen de Medeiros, da Fale, Moema Rodrigues, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, e Valéria Tocco, da Universidade de Pisa. 

O volume será publicado no segundo semestre deste ano. Para mais informações, acesse o portal da revista.

Ambiente recriado
Instalado no terceiro andar da Biblioteca Central, o AEM busca recriar o ambiente de trabalho de diversos escritores de Minas Gerais. O espaço abriga coleções de livros, documentos e objetos dos autores. Veja mais no portal do Acervo.