Revolução Russa influenciou na formação de partidos comunistas no Brasil
Primeiro partido comunista brasileiro foi fundado em 1922 e teve entre seus nomes Luís Carlos Prestes
O primeiro partido comunista do Brasil foi fundado em 1922, cinco anos após a eclosão da Revolução Russa. Trata-se do PCB, Partido Comunista do Brasil. Em 1935, liderado por Luís Carlos Prestes, o partido fez uma tentativa fracassada de tomada do poder no país.
Em entrevista ao Jornal UFMG nesta sexta-feira, 10, João Cláudio Platenik Pitillo, professor licenciado de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, destacou que todos os movimentos sociais urbanos e rurais registrados no Brasil até o ano de 1964 tiveram a participação dos comunistas.
Ao longo do século XX, a legenda PCB foi colocada na clandestinidade, passou por um processo de dissidência, com o surgimento do PCdoB e hoje sobrevive sem representação parlamentar na Câmara. Já o PCdoB comanda o Maranhão e conta com 12 deputados e uma senadora.
"O movimento comunista passa hoje por um processo de readequação e de busca por sua identidade revolucionária", avalia o professor da UERJ.
Série Revolução Russa, 100 Anos
A Rádio UFMG Educativa veicula, ao longo desta semana, uma série de entrevistas sobre as dimensões histórica, cultural e política do movimento bolchevique. Confira as entrevistas já veiculadas na programação:
China, Cuba e Coreia do Norte: como o comunismo sobrevive no século 21
Relação entre cinema e Revolução Russa é tema de entrevista no Programa Noite Ilustrada
Como estão as antigas repúblicas que integravam a União Soviética?
Nova Rússia: economia melhorou, mas população perdeu direitos
Professora comenta influência da Revolução de 1917 na literatura russa
Pesquisador avalia impactos da Revolução Russa, que completa 100 anos em 2017