Notícias Externas

Revolução Russa influenciou na formação de partidos comunistas no Brasil

Primeiro partido comunista brasileiro foi fundado em 1922 e teve entre seus nomes Luís Carlos Prestes​

X
Protesto do PCB, em São Paulo
Facebook PCB

O primeiro partido comunista do Brasil foi fundado em 1922, cinco anos após a eclosão da Revolução Russa. Trata-se do PCB, Partido Comunista do Brasil. Em 1935, liderado por Luís Carlos Prestes, o partido fez uma tentativa fracassada de tomada do poder no país.

Em entrevista ao Jornal UFMG nesta sexta-feira, 10, João Cláudio Platenik Pitillo, professor licenciado de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, destacou que todos os movimentos sociais urbanos e rurais registrados no Brasil até o ano de 1964 tiveram a participação dos comunistas.

Ao longo do século XX, a legenda PCB foi colocada na clandestinidade, passou por um processo de dissidência, com o surgimento do PCdoB e hoje sobrevive sem representação parlamentar na Câmara. Já o PCdoB comanda o Maranhão e conta com 12 deputados e uma senadora.

"O movimento comunista passa hoje por um processo de readequação e de busca por sua identidade revolucionária", avalia o professor da UERJ.

Ouça a conversa com Vinícius Luiz

Série Revolução Russa, 100 Anos

Rádio UFMG Educativa veicula, ao longo desta semana, uma série de entrevistas sobre as dimensões histórica, cultural e política do movimento bolchevique. Confira as entrevistas já veiculadas na programação:

China, Cuba e Coreia do Norte: como o comunismo sobrevive no século 21

Relação entre cinema e Revolução Russa é tema de entrevista no Programa Noite Ilustrada

Como estão as antigas repúblicas que integravam a União Soviética?

Nova Rússia: economia melhorou, mas população perdeu direitos

Professora comenta influência da Revolução de 1917 na literatura russa

Pesquisador avalia impactos da Revolução Russa, que completa 100 anos em 2017