Pessoas

Rita Velloso e Denise Morado vencem prêmio de inovação científica em arquitetura e urbanismo

As professoras da UFMG foram reconhecidas por associação nacional de pesquisa nesse campo de conhecimento

Casas no Aglomerado da Serra:
Casas na Vila Acaba Mundo, em BH: sistemas de índices não asseguram compreensão da vida urbana brasileiraFoto: Grupo Praxis/Escola de Arquitetura da UFMG

As professoras Rita Velloso e Denise Morado, da Escola de Arquitetura da UFMG, venceram o Prêmio Anparq 2022, respectivamente, nas categorias Livro autoral e Capítulo de livro coletânea. Com a iniciativa anual, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq) valoriza a produção científica e a inovação nesse campo de conhecimento.

Rita:
Rita: conexões da arquitetura com a filosofiaFoto: Teodora Velloso

Rita Velloso, vinculada ao Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo, foi premiada pelo livro Urbano-constelação, lançado em 2022 pela editora Cosmópolis, da Escola de Arquitetura. O volume reúne artigos produzidos nos últimos 15 anos no âmbito do projeto de pesquisa homônimo, que está em fase de conclusão. Os textos tratam de teoria e história urbana contemporânea, com ênfase no caso brasileiro, e foram produzidos com diferentes objetivos – de cursos de graduação e de pós-graduação a publicação em periódicos.

“Tento formular uma conexão entre arquitetura e filosofia ao olhar para a teoria urbana no Brasil, tomando como referências Walter Benjamin e Henri Lefèbvre”, diz a autora. Como ela escreve na introdução à obra, os textos se ocupam da tarefa de “trafegar do pensamento sobre criar arquitetura para o raciocínio sobre compreender os lugares nos quais é possível produzi-la e as experiências que tais lugares admitem”. O livro Urbano-constelação pode ser baixado gratuitamente.

Denise:
Denise: variáveis vagas e genéricasFoto: acervo pessoal

Denise Morado venceu com o capítulo “Precariedade e precarização da moradia em Belo Horizonte”, do livro Habitação e direito à cidade: desafios para as metrópoles em tempos de crise (Letra Capital, 2021), organizado por Adauto Cardoso, da UFRJ, e Camila D’Ottaviano, da USP. O volume, de acesso livre, contém reflexões sobre as políticas urbanas e habitacionais no Brasil e celebra 20 anos do Observatório das Metrópoles.

O capítulo assinado pela coordenadora do Grupo Praxis é marcado por crítica incisiva à utilização de indicadores de qualidade de vida urbana que, segundo ela, são reducionistas e inapropriados para subsidiar políticas públicas de habitação, sobretudo as direcionadas a moradores de baixa renda. “Os critérios que regem essas políticas são estritamente institucionais ou tecnicistas, resultado do somatório de muitas variáveis, vagas e genéricas”, explica Denise Morado. “O Estado e a academia precisam se aproximar mais dos habitantes do território para entender o que é necessário para a formulação de políticas públicas.”

O Prêmio Anparq contempla as categorias Tese, Dissertação de mestrado acadêmico, Trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional, Livro autoral, Livro coletânea, Capítulo de livro coletânea, Artigo em periódico e Projeto de extensão. Saiba mais sobre a premiação em 2022.

Itamar Rigueira Jr.