Notícias Externas

Como foi o Enem 2019 em BH?

Jogo entre Atlético e Cruzeiro deixou trânsito complicado

Arisson Junio dos Santos Pereira, de 21 anos, fez o Enem com o objetivo de ingressar no curso de Engenharia de Produção da UFMG
Arisson Junio dos Santos Pereira, de 21 anos, fez o Enem com o objetivo de ingressar no curso de Engenharia de Produção da UFMG Larissa Reis I UFMG Educativa

O jogo entre Atlético e Cruzeiro, realizado no estádio Mineirão, na Pampulha, atrapalhou candidatos que fizeram o Enem neste domingo. Participantes reclamaram das interdições de trânsito na região e também do barulho dos torcedores no momento em que respondiam às questões de matemática e ciências da natureza. No Outra estação - Especial Enem 2019, nós fizemos um balanço do dia.

O programa, que encerra a cobertura do Enem na Rádio UFMG Educativa, também conta a história de candidatos que fizeram as provas: pais e filhos que encararam juntos a maratona do Exame, gente que superou depressão para tentar realizar o sonho de ingressar em uma universidade, entre outros personagens. 


Histórias de superação

Arisson Junio dos Santos Pereira, de 21 anos, fez o Enem com o objetivo de ingressar no curso de Engenharia de Produção da UFMG. Ele é estudante de escola pública e trabalha com o pai na construção civil. Talita Assis também tem 21 anos. Ela já é estudante de Psicologia em uma universidade particular, mas, depois de superar uma depressão, precisa de uma bolsa do Prouni para conseguir seu diploma. Essas são algumas das histórias que contamos no primeiro bloco do Outra estação. 

Ouça o bloco 1 do programa

A matemática da nota

No segundo bloco do programa, conversamos com professor do Departamento de Estatística da UFMG Marcos Santos, que esclarece como funciona a Teoria de Reposta ao Item (TRI), método que é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para calcular a pontuação do Exame. Afinal, até que ponto conferir o gabarito da prova fornece um retrato fiel do desempenho do candidato? 

Ouça o bloco 2 do programa
Os amigos Victor Arthur, 18, e Carlos Daniel, 17, foram fazer o Enem juntos. Carlos quer fazer Educação Física e Victor, Publicidade.
Os amigos Victor Arthur, 18, e Carlos Daniel, 17, foram fazer o Enem juntos. Carlos quer fazer Educação Física e Victor, Publicidade. Rodolfo Morais I UFMG Educativa

Para saber mais

Este foi o quarto episódio do Outra estação dedicado à cobertura do Enem. O primeiro episódio traçou o perfil dos alunos da UFMG, mostrando que a universidade está cada vez mais aberta à inclusão e à diversidade.  Já o segundo episódio, apresentado ao vivo no primeiro dia de provas, trouxe histórias de candidatos negros, mulheres e acima dos 50 anos que sonham em ingressar no ensino superior. O terceiro episódio foi dedicado aos cursinhos populares, iniciativas voltadas para a preparação da população de baixa renda para a prova.

Produção

Esta edição do Outra estação teve edição e apresentação de Alessandra Ribeiro, produção de Arthur Bugre, Breno Benevides, Camila Meira, Célio Ribeiro, Larissa Reis, Letícia Finamore, Luana Lima, Luíza Glória, Rodolfo Moraes e Tiago de Holanda. Nas redes sociais, participaram Jaiane Souza e Alexandre Miranda. Os trabalhos técnicos foram de Tiago França. No transporte, Daniel Pereira. A coordenação de jornalismo é de Paula Alkmim, coordenação de operações de Judson Porto e coordenação de programação de Luiza Glória.