Pesquisa e Inovação

Sala de Demonstrações de Física da UFMG prepara experimentos para professores

Demonstrações são utilizadas para estimular estudantes durante as aulas de Física

Desde 1999, a Sala de Demonstrações de Física da UFMG desenvolve experimentos para serem utilizados durante as aulas de Física, no Instituto de Ciências Exatas. Fortemente inspirado em universidades estrangeiras, como Harvard e MIT, o laboratório conta com um grande acervo, mais de 300 experimentos, que envolve o ensino de ótica, mecânica, eletricidade e astronomia, além de outras áreas da física. Todas as atividades da Sala de Demonstrações são produzidas por uma equipe de estudantes de graduação da Universidade, especialmente dos cursos de Física e Engenharias, sob a coordenação do professor Elmo Salomão.


Com o crescimento do acervo, a equipe passou a atuar ativamente em divulgação científica, treinamento de estudantes e professores, consultorias sobre montagem de laboratórios e no desenvolvimento de projetos de inovação científica e tecnológica. No final de 2019, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), foram desenvolvidos kits para o ensino de ótica em escolas públicas de Minas Gerais, os ‘‘Kits de Luz e Cores’’. Mais informações podem ser consultadas no site do projeto


Entrevistados: Elmo Salomão, prof. Depto. Física – UFMG; Danilo Albuquerque, estudante Física – UFMG; Jane Elisa Guimarães, estudante Física – UFMG; Karolina Dornelas, estudante Eng. Elétrica – UFMG.

Equipe: Leonardo Milagres (produção e reportagem), Lucas Tunes (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo).