Institucional

Sandra e Alessandro discutem nesta quarta propostas com a comunidade para o futuro Reitorado

Primeiro debate oficial será realizado remotamente, com transmissão pelo YouTube

Sandra e Alessandro, que formam a chapa UFMG Plural, tentam novo mandato
Sandra Goulart e Alessandro Moreira, que formam a chapa UFMG Plural, tentam novo mandato Foca Lisboa | UFMG

Nesta quarta-feira, 20 de outubro, das 9h às 11h, a comunidade acadêmica tem um encontro marcado com os professores Sandra Regina Goulart Almeida, candidata a reitora, e Alessandro Fernandes Moreira, candidato a vice-reitor, que compõem a chapa 1 (UFMG Plural), única inscrita para o processo de escolha do novo Reitorado da UFMG para a gestão 2022-2026.

O primeiro debate oficial da consulta será realizado de forma remota e transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube, onde ficará gravado. As perguntas podem ser enviadas no momento do debate, pelo chat da plataforma, ou encaminhadas, até 24 horas antes do evento, para o e-mail da Comissão Eleitoral: comissaoeleitoral2021@ufmg.br.

“A participação dos estudantes, professores e servidores técnico-administrativos nessa interação com os candidatos é fundamental para reafirmar o nosso interesse e compromisso com a UFMG, por meio de uma atuação democrática e legítima. Esse encontro também vai subsidiar os candidatos para o aprimoramento de suas propostas”, observa a presidente da Comissão Eleitoral, professora Maria Elisa de Souza e Silva.

O processo de consulta à comunidade universitária ocorre a cada quatro anos e subsidia o colégio eleitoral na elaboração da lista tríplice, que resultará na escolha dos novos gestores da UFMG para o quadriênio seguinte. Neste ano, pela primeira vez, o voto será eletrônico. A votação será no dia 11 de novembro, por meio do Sistema de Consultas da UFMG.

Embora a chapa 1 seja a única inscrita para escolha dos dirigentes da Universidade, o processo não está definido, como lembra o professor Élder Paiva, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e membro da Comissão Eleitoral. Segundo ele, a participação de todos os segmentos da comunidade universitária, tanto no debate quanto na votação, “é absolutamente importante”, porque quem escolhe os novos reitor e vice-reitor é o presidente da República, com base numa lista tríplice.

“Mais do que nunca, nosso protagonismo será de fundamental importância para dar legitimidade a esse processo, com a indicação dos candidatos que queremos para dirigir nossa universidade. Participem do debate, conheçam as propostas da chapa e votem para legitimar essa escolha”, conclama o professor.

Regras
Conforme estabelecido pelo Regulamento do processo de escolha dos candidatos ao próximo Reitorado, serão realizados três debates, todos de forma remota: nos dias 20 de outubro (das 9h às 11h), 27 de outubro (17h às 19h) e 3 de novembro (19h às 21h). Todos serão transmitidos pelo canal da CAC no Youtube e seguirão as mesmas regras, disponíveis no site Consulta à Comunidade 2021.

O debate será dividido em quatro blocos. O primeiro é reservado à chamada dos candidatos e apresentação das regras pelo mediador, previamente indicado pela Comissão Eleitoral.

No segundo bloco, durante no máximo 30 minutos, Sandra Goulart e Alessandro Moreira deverão expor suas propostas de gestão. O compartilhamento de arquivos em tela é facultativo.

A comunidade acadêmica poderá interagir com os candidatos no terceiro bloco, por meio das perguntas enviadas previamente pelo e-mail comissaoeleitoral2021@ufmg.br ou pelo chat, que serão lidas pelo mediador. Eles terão até quatro minutos para responder a cada pergunta.

Nos últimos 15 minutos do encontro, o mediador passará a palavra aos integrantes da chapa para as suas considerações finais.

Candidatos
Atuais reitor e vice-reitor da UFMG, Sandra Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira formam a chapa UFMG Plural. Leia o minicurrículo dos candidatos:

Sandra Goulart Almeida é graduada em Letras pela UFMG, tem mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova York. Professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras, é a atual reitora da UFMG. Ela também preside a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e é vice-presidente da World University Network (WUN). Foi vice-reitora na gestão 2014-2018, diretora de Relações Internacionais (2002-2006) e participou de conselhos e instâncias deliberativas da UFMG.

Alessandro Fernandes Moreira é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, doutor pela University of Wisconsin-Madison e tem extensa trajetória na Escola de Engenharia da UFMG. Foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica (2002-2010), do Conselho de Coordenadores de Cursos de Graduação (2007-2008 e 2009-2010), vice-diretor (2010-2014) e diretor (2014-2018). O atual vice-reitor da UFMG tem profunda ligação com a área de graduação: atuou como coordenador dos projetos Alberto Santos Dumont e de Inovação e Engenharia no Cotidiano (Inovenge), entre outros.