Sandra e Alessandro encabeçam listas tríplices para o novo Reitorado

Definição ocorreu na tarde desta terça, em reunião do Colégio Eleitoral da UFMG

Reunião do Colégio Eleitoral para definição da lista tríplice ocorreu nesta terça
Reunião do Colégio Eleitoral para definição das listas tríplices ocorreu nesta terça, no auditório da ReitoriaFoto: Colégio Eleitoral | UFMG

O Colégio Eleitoral reuniu-se na tarde desta terça-feira, 23 de novembro, e definiu a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação para escolha do Reitorado que estará à frente da UFMG no quadriênio 2022-2026. A instância é formada pelos integrantes do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

A lista para o cargo de reitor é encabeçada pela professora Sandra Regina Goulart Almeida, atual reitora da Universidade, e foi completada pelas professoras Claudia Andréa Mayorga Borges, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, e Benigna Maria de Oliveira, da Faculdade de Medicina.

A lista para o cargo de vice-reitor é encabeçada pelo professor Alessandro Fernandes Moreira, atual vice-reitor, e foi completada pelos professores Maurício Freire Garcia, da Escola de Música, e Maria Márcia Magela Machado, do Instituto de Geociências.

A lista para o principal cargo de gestão da Universidade será encaminhada ao Ministério da Educação nos próximos dias. Cabe ao presidente da República escolher, com base na lista tríplice, a pessoa que vai dirigir a UFMG no período 2022-2026.

A lista de vice-reitor, por sua vez, será entregue pelo Colégio Eleitoral à reitora nomeada, para que, com base nela, ela referende a escolha do vice-reitor.

Sandra e Alessandro (camisa azul) obtiveram 95% dos votos válidos ponderados na consulta à comunidade
Sandra e Alessandro (camisa azul) conquistaram 95% dos votos válidos ponderados na consulta à comunidade Foto: Colégio Eleitoral | UFMG

Consulta e trajetórias
Sandra e Alessandro compuseram a chapa UFMG Plural, que obteve 95,25% dos votos válidos ponderados na consulta à comunidade realizada no dia 11 de novembro. A chapa foi a única inscrita na consulta, que registrou apenas 4,75% de votos brancos ponderados, considerando-se os três segmentos (docentes, discentes e servidores técnico-administrativos).

Atual reitora (2018-2022) da Universidade, Sandra Regina Goulart Almeida é graduada em Letras pela UFMG, tem mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova York. Professora da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras, preside a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e é vice-presidente da World University Network (WUN).

Sandra foi vice-reitora na gestão 2014-2018 e diretora de Relações Internacionais. Nesta semana, somando-se às várias distinções recebidas em razão de sua gestão à frente da Universidade, ela foi condecorada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais com o grau Grande Mérito, a mais alta distinção da Ordem do Mérito Legislativo da ALMG.

Alessandro é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, doutor pela University of Wisconsin-Madison e tem extensa trajetória na Escola de Engenharia da UFMG, onde foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica, do Conselho de Coordenadores de Cursos de Graduação, vice-diretor e diretor.