Sandra Goulart Almeida assume presidência da WUN, rede global de universidades

Ela tomou posse nesta semana, durante encontro da organização na Universidade de Lausanne, Suíça

Sandra Goulart toma posse em Lausanne:
Sandra Goulart toma posse em Lausanne: atuação regional e inserção internacionalAziz Saliba | UFMG

A reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, assumiu nesta semana, em encontro na Universidade de Lausanne (Suíça), a presidência da Worldwide Universities Network (WUN), rede que integra 25 universidades de seis continentes. O mandato é de dois anos.

A WUN promove e financia cooperação entre instituições de contextos culturais e geográficos diferentes, nos campos da educação superior e da pesquisa. A Universidade é a única brasileira integrante da organização; da América Latina, há apenas mais uma, a mexicana Tecnológico de Monterey.

Sandra Goulart destaca que a rede estimula valores caros à UFMG, como a qualidade, a inclusão e o compromisso social. “Nossa presença na WUN viabiliza pesquisas de ponta, cria e reforça vínculos com instituições importantes de todo o mundo”, afirma.

A UFMG ocupa também, representada pela reitora, a presidência da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu, a AUGM (o mandato se encerra em julho próximo) e a vice-presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). Sandra exerce ainda a presidência da Comissão de Relações Internacionais da Andifes. “A passagem por posições de liderança em organizações como WUN e Aulp mostra que a UFMG concilia atuação regional e nacional relevante com inserção global muito positiva."

Cinco projetos apoiados atualmente pela WUN têm participação de pesquisadores da UFMG, em áreas como as da comunicação intercultural, das geociências, ciências biológicas e da saúde. Nesses empreendimentos, a Universidade tem parceiras como a Chinese University of Hong Kong, a University of Ghana, a Alberta University (Canadá), a University of Southampton (Reino Unido) e a Stanford University (EUA).