Saúde

Saúde Indígena é tema de vídeo da TV UFMG

As políticas de saúde voltadas à população envolvem tensões entre os métodos ocidentais e indígenas

Debater sobre a saúde indígena é essencial para entender um pouco mais sobre a luta dos povos indígenas pela conquista de serviços públicos de qualidade e que respeitem a cultura da população.  Devido às enfermidades trazidas por não-indígenas e pela localização remota, muitos indígenas tornam-se vítimas de doenças como a malária, hepatite, tuberculose, entre outras.

Segundo Livia de Errico, professora da Faculdade de Farmácia da UFMG e coordenadora da Comissão de Acompanhamento dos Estudos Indígenas da UFMG, o subsistema de saúde indígena do Sistema Único de Saúde (SUS) foi, por muito tempo, administrado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Entretanto, os problemas relacionados à gestão impulsionaram a luta para a criação de uma secretaria específica, diretamente vinculada ao Ministério da Saúde. Em 2010 foi criada a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). Para a professora, embora a criação do setor tenha sido um grande passo para as políticas de saúde do povo indígena, a relação entre indígenas e Sesai ainda é marcada por tensões administrativas e práticas.

Otávio Costa, estudante de Enfermagem da UFMG e pertencente à etnia Kaxixó (localizada no município mineiro de Martinho Campos), afirma que, devido aos aspectos culturais e sociais diversificados, a população indígena demanda uma atenção à saúde diferenciada. Para o estudante, devido à falta de preparo de muitos profissionais em construir uma relação saudável e que respeite a diversidade étnica, muitos indígenas ainda possuem medo e receio em serem atendidos. Logo, Otávio expõe a importância de políticas públicas que assegurem não só um serviço de saúde de qualidade, mas que insiram a população indígena na formação acadêmica na área da saúde.

Para analisar as tensões e convergências da saúde indígena brasileira, conversamos com o estudante de Enfermagem da UFMG, Otávio Costa, e com a professora de Enfermagem da UFMG, Livia de Errico. Confira!

Ficha Técnica:

Produção e Reportagem: Vitória Brunini

Imagens: Antônio Soares e Ravik Gomes

Edição de conteúdo: Olívia Resende

Edição de imagens: Otávio Zonatto