Institucional

Saúde mental, gestão ambiental, inclusão: PDI recebe sugestões sobre temas diversos

Processo de elaboração do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional teve primeira audiência na manhã desta quarta, no campus Pampulha

Cuidado com a saúde mental, promoção do diálogo entre planejamento territorial e sustentabilidade, discussão de políticas para o patrimônio científico e cultural e para a gestão ambiental foram temas de algumas das sugestões de membros da comunidade da UFMG na primeira audiência pública sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029. A reunião foi realizada na manhã de hoje (quarta, 30 de agosto), no campus Pampulha. (Assista à gravação no YouTube.

A próxima audiência ocorre na tarde de hoje (iniciada às 14h), no campus Saúde (auditório do Centro de Tecnologia em Saúde, sexto andar da Faculdade de Medicina). Na sexta-feira, 1º de setembro, será a vez do campus Montes Claros (auditório do Bloco C), a partir das 10h.

Servidores e estudantes que ocuparam o microfone durante a audiência defenderam, entre outros pontos, a necessidade de a Universidade criar normas factíveis, prevenindo frustrações geradas pela dificuldade de implementação, a importância de enfatizar as políticas de permanência dos estudantes e garantir o desenvolvimento dos servidores, com foco em suas potencialidades, elaborar uma política de gestão ambiental para a UFMG e buscar alinhamento cada vez maior com os princípios das ações afirmativas .

Benigna Oliveira (ao centro), presidente da Comissão, Viviane Birchal e Micheline
Benigna Oliveira (ao centro), presidente da Comissão, Viviane Birchal e Micheline SouzaForto: Foca Lisboa | UFMG

Divulgação científica e transição energética
A professora Benigna Oliveira, presidente da Comissão de Sistematização do PDI, apresentou temas transversais que já apareceram nas sugestões de órgãos da administração – diversidade, transdisciplinaridade, divulgação científica, investimento em sistemas de informação e interação com a educação básica são alguns deles – e outros que permearam mensagens enviadas por membros da comunidade, como teletrabalho, transição energética, desburocratização, acolhimento, gestão de conflitos e colaboração com outras instâncias públicas em saúde e educação.

O PDI será referência para o novo processo de recredenciamento institucional pelo Ministério da Educação, previsto para 2029. Por isso, segundo a diretora de Avaliação Institucional, professora Viviane Birchal, é fundamental o cumprimento do será estabelecido pelo documento.

O Plano deve refletir, como ressaltou Benigna Oliveira, as mudanças pelas quais a UFMG passou nos últimos anos. “A Universidade recebe estudantes de perfil diferente, tem aprovado políticas específicas para segmentos diversos de sua atuação, viu consolidar-se a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e criou a Pró-reitoria de Cultura. Ainda tem enfrentado cortes importantes em seus orçamentos e lida com as múltiplas repercussões da pandemia”, enumerou.

As sugestões devem ser encaminhadas até 4 de setembro, pelo e-mail pdi2024-2029@ufmg.br. O Plano será concluído em outubro e passará pelos conselhos superiores em novembro. Outras informações estão no site do PDI