Saúde

Programa Dois Pontos, da TV UFMG, debate saúde pública

SUS completou 30 anos em 2018

O ano de 2018 é marcante para a área da saúde no Brasil. O Ministério da Saúde completa 65 anos de criação e o Sistema Único de Saúde (SUS) chega a sua terceira década de existência. No entanto, alguns números indicam que não há muito o que comemorar. Pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina mostra que 87% dos usuários do SUS consideram seus serviços péssimos, ruins ou regulares. 

A falta de recursos pode não ser o principal problema. Levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados mostra que, somente em 2017, o setor de saúde no país desperdiçou cerca de R$ 100 bilhões, com exames desnecessários, erros médicos, excesso de equipamentos e fraudes.

Para debater o tema da saúde pública, a edição de dezembro do programa Dois Pontos, da TV UFMG, recebe as Deborah Malta, da Escola de Enfermagem, e Telma Menicucci, do Departamento de Ciência Política da Fafich. O programa pode ser assistido no Facebook e no YouTube da emissora.

Ficha técnica
Entrevistadas: Deborah Malta, professora da Escola de Enfermagem da UFMG, e Telma Menicucci, professora do Departamento de Ciência Política da UFMG
Produção e apresentação: Ruleandson do Carmo
Equipe de estúdio: Samuel do Vale, Ravik Gomes, Mário Quinaud e Olívia Resende