Seis cursos da UFMG são acreditados pelo sistema Arcu-Sul

Certificação atesta qualidade de formações de graduação ofertadas em países do Mercosul

Escola de Arquitetura da UFMG, onde cursos do PACPS são ofertados
Prédio da Escola de Arquitetura, sede de um dos cursos da UFMG acreditados pelo sistema Arcu-Sul
Foto: Lucas Braga | UFMG

Os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Engenharia Metalúrgica da UFMG foram certificados até 2030 pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). O sistema afere os níveis de qualidade acadêmicos e científicos de formações em graduação no bloco regional, que engloba, além do Brasil, a Argentina, a Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador, o Paraguai, o Peru e o Uruguai.

A candidatura dos cursos de graduação elegíveis para participação no processo de acreditação regional se deu com base em edital divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em maio de 2023. O curso de Medicina Veterinária da UFMG também está passando pelo processo, que deve ser concluído ainda em 2024.

No âmbito do sistema Arcu-Sul, a acreditação resulta do processo de avaliação por meio do qual a qualidade acadêmica dos cursos de graduação é certificada, satisfazendo o perfil dos graduados e os critérios previamente aprovados no âmbito regional para cada diploma. O sistema é gerenciado pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), no âmbito do Setor Educacional do Mercosul, respeitando as legislações de cada país e a autonomia das instituições universitárias.

Boas práticas e oportunidades
A participação da Universidade em processos avaliativos como Arcu-sul facilita a movimentação de estudantes e docentes entre as instituições acreditadas, o intercâmbio científico e cultural e o desenvolvimento da cultura de avaliação para impulsionar a qualidade da educação superior.

“Celebramos a acreditação ao Sistema Arcu-Sul de mais seis cursos da UFMG por sua relevância no fortalecimento e na ampliação das colaborações no eixo sul-sul e por compreender que o mecanismo intrínseco de avaliação externa realizado por meio dela contribui para nossa aprendizagem sobre boas práticas e para o contínuo aprimoramento do ensino de graduação na Universidade”, declara o pró-reitor de Graduação Bruno Teixeira.

Para a diretora de Avaliação Institucional Viviane Santos Birchal, trata-se de um importante reconhecimento da qualidade e excelência dos cursos, resultante do trabalho e empenho de gestores, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. “Os avaliadores apontaram fortalezas, potencialidades e também pontos a serem melhorados, constituindo importante fonte de reflexão para todos os envolvidos nos cursos. Espera-se que a acreditação possibilite novas oportunidades para discentes e docentes no âmbito das instituições de ensino que compõem o sistema Arcu-Sul”, afirma a diretora.