Institucional

Sem aviso prévio, PBH interdita avenidas Oscar Paschoal e Carlos Luz e prejudica acesso ao CEU

Estacionamento administrativo do Centro Esportivo Universitário foi bloqueado em razão das obras de construção do circuito da Stock Car; medida impacta a rotina de profissionais e usuários

Acesso ao CEU, na Avenida Coronel Oscar Pachoal, foi interditado para obras da Stock Car Foto: Mateus Miranda | UFMG

Profissionais e usuários do Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG foram surpreendidos no início da tarde desta quarta-feira, dia 5, com a interdição das avenidas Coronel Oscar Paschoal e Presidente Carlos Luz para a realização de obras de retirada do canteiro central, frenagem e recapeamento asfáltico. As intervenções começaram por volta das 12h, e a UFMG só foi comunicada, por e-mail, às 10h30, quando recebeu o Documento Operacional de Trânsito (DOT) da Prefeitura de Belo Horizonte.

O fechamento do trecho, que praticamente inviabiliza o acesso ao CEU, insere-se no contexto de implantação do circuito de rua que abrigará a prova da Stock Car, em agosto, nas imediações do campus Pampulha. De acordo com o diretor do Centro, Luciano Pereira Silva, o acesso ao estacionamento administrativo do CEU, localizado na Avenida Carlos Luz, está bloqueado. “Eu mesmo tive dificuldades para sair de lá, e outras pessoas fizeram relatos na mesma linha. Já existem máquinas em operação que comprometem o acesso. Isso vai obrigar a nossa comunidade [profissionais e usuários] a estacionarem em locais mais distantes, como nas proximidades do Mineirinho, e na Avenida Alfredo Camarate, e a se deslocarem a pé até a portaria do CEU. Boa parte dos frequentadores do Centro são idosos que apresentam dificuldades de locomoção”, afirma Pereira Silva, ao resumir o impacto.

Como medida emergencial, a direção do Centro de Treinamento Esportivo (CTE), localizado na Avenida Alfredo Camarate, autorizou o compartilhamento do estacionamento do órgão com os funcionários do CEU. As intervenções não afetam diretamente o CTE, mas o diretor do complexo, Maicon Rodrigues Albuquerque, revela certa apreensão. "Se decidirem fazer algo semelhante perto do CTE, sem a devida comunicação e planejamento, isso pode comprometer seriamente a preparação de nossos atletas", projeta o professor.

Intervenção em trecho da Avenida Carlos Luz, onde está localizado o estacionamento do CEU Foto: Mateus Miranda | UFMG

Risco de interrupção de projeto
Segundo Luciano Pereira, o CEU tem 12 mil usuários cadastrados, e uma frequência diária de 300 pessoas. Sua comunidade chega a 100 pessoas, incluindo servidores, profissionais terceirizados e responsáveis pela execução de projetos de extensão. Uma dessas iniciativas, o Escola pública, direcionado a estudantes de escolas localizadas em regiões vulneráveis, recebeu na manhã de hoje a visita de 100 jovens. Eles participaram de diversas atividades físicas e puderam usar os equipamentos do CEU, como a piscina. “Essas visitas poderão ser interrompidas nos próximos 30 dias, que é o prazo estimado para a conclusão das intervenções”, lamenta o diretor.

A falta de uma “comunicação mais efetiva e respeitosa” da Prefeitura e de seus órgãos com a comunidade da UFMG é um dos problemas identificados pelo professor Luciano Pereira no processo que envolve a organização da prova em Belo Horizonte. “As pessoas não conseguem se organizar minimamente para fazer frente a esses percalços. Muitas saem de casa para fazer uma recuperação na piscina ou uma fisioterapia e enfrentam problemas de trânsito e transporte. A nossa região já é muito impactada pelos eventos promovidos pela Minas Arena [administradora do Estádio Mineirão], e essas intervenções só ampliaram esse impacto. Muitas pessoas que tinham o costume de fazer atividade física no horário de trabalho agora já não conseguem mais manter esse hábito, porque o tempo de deslocamento até o CEU aumentou demais. É um prejuízo que já está posto”, desabafa o diretor.

Na tarde de hoje, Luciano Pereira também concedeu entrevista à Rádio UFMG Educativa. Ouça a conversa conduzida pelo jornalista Ruleandson do Carmo.

As intervenções
De acordo com o Documento Operacional de Trânsito, as obras de interdição iniciadas nesta quarta-feira serão concluídas apenas em 5 de julho. As intervenções ocorrerão nos dias úteis e aos sábados, no período diurno, inclusive em horários de pico. Foram interditadas a avenida Coronel Oscar Paschoal, entre as avenidas Antônio Abrahão Caram e Carlos Luz para a realização de recapeamento, e a própria Carlos Luz, entre Coronel Oscar Paschoal e Alfredo Camarate. No sentido bairro, foi interditada a faixa da esquerda da Avenida Carlos Luz, entre as avenidas Alfredo Camarate e Coronel Oscar Paschoal, para finalização da obra no canteiro central.

A interdição nas duas vias também provocou o desvio nas linhas de ônibus 504, 506, S53, 64 e 67.