Internacional

Estudantes estrangeiros serão recebidos com palestras e dinâmicas no campus Pampulha

De 17 a 19 de agosto, alunos que chegam neste segundo semestre serão orientados sobre procedimentos diversos e farão um passeio pelo campus Pampulha

Estudantes no campus Pampulha
Estudantes no campus Pampulha Lucas Braga | UFMG

Estudantes estrangeiros que ingressarão no segundo semestre letivo de 2022 por meio de acordos entre a UFMG e instituições do exterior ou mesmo de programas de mobilidade acadêmica serão recepcionados na Semana de Orientação do Estudante Internacional. As atividades ocorrerão de 17 a 19 de agosto, no campus Pampulha, após dois anos no formato on-line. 

Organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a ação tem o objetivo de orientar os discentes quanto aos procedimentos burocráticos e administrativos da UFMG e às medidas necessárias para a estadia no Brasil. A participação é gratuita e deve ser confirmada por formulário. Os estudantes que têm como destino o Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG) podem se dirigir a Montes Claros sem necessidade de passar por Belo Horizonte.

Abertura e apresentações
No primeiro dia (quarta, 17), as dinâmicas terão lugar no auditório da reitoria. A cerimônia de abertura, com início às 8h30, será conduzida pelo diretor de Relações Internacionais, professor Aziz Tuffi Saliba, com participação da diretora-adjunta, Bárbara Orfanó, e da reitora Sandra Goulart Almeida. 

Serão apresentados aos calouros os processos básicos do ingresso na UFMG e da vida no Brasil, como registro e matrícula na Universidade e a obtenção de documentos necessários à regularização da permanência no país. 

Tour pelo campus e recreação

Jardim Mandala, na Faculdade de Educação (FaE)
Jardim Mandala, na Faculdade de EducaçãoLucas Braga | UFMG

A equipe da DRI vai informar sobre os serviços e atividades oferecidos pela UFMG e esclarecer sobre a aquisição do crachá de identificação, o cadastro no ambiente MinhaUFMG, o uso do Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Os estudantes também serão apresentados ao Programa Municipal de Voluntariado Internacional, em palestra do servidor Bruno Pimenta Starling, que atua na Diretoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte. O professor Henrique Leroy, da Faculdade de Letras (Fale), vai explicar o funcionamento da disciplina Português como Língua Adicional — parceria do Setor de Proficiência da DRI com a Fale —, da qual vão participar os estudantes estrangeiros. Os interessados farão a prova de nivelamento na quinta, 18, às 14h, no auditório 1007 da Fale.

Também na quinta-feira, será feito um tour pelo campus Pampulha. Os estudantes, que deverão estar no saguão do prédio da reitoria às 9h, serão conduzidos pelos prédios e espaços abertos e terão um momento de recreação no Jardim Mandala, da Faculdade de Educação. 

O último dia do evento (sexta, 19) será marcado pela interação dos intercambistas com seus padrinhos ou madrinhas, membros da comunidade acadêmica da UFMG que estarão encarregados de apresentar a cultura brasileira e o funcionamento da Universidade aos calouros. A dinâmica terá início às 9h, na Praça de Serviços, onde os estudantes participarão de brincadeiras e terão uma aula de forró recreativa. A programação do evento está no site da DRI. 

Estudantes reunidos na Praça de Serviços para a edição de 2018 do evento
Estudantes estrangeiros se reuniram na Praça de Serviços para a edição de 2018 da semana de orientaçãoDiretoria de Relações Internacionais (DRI)

Bella Corrêa