Ensino

Semana dedicada a Paulo Freire terá eventos na FaE e na Fafich

Um dos destaques é a conferência de educador cubano

O pedagogo representado em mural na Faculdade de Educação e Humanidades do Bío Bío, no Chile
O pedagogo representado em mural na Universidade do Bío Bío, no Chile Nefandisimo / Creative Commons

Em comemoração aos 96 anos de Paulo Freire, a maior referência brasileira em educação, a UFMG sediará, ao longo desta semana, duas conferências e ampla programação destinadas a discutir o legado de seu pensamento.

De terça, 19, a sexta-feira, 23, ativistas e coletivos promoverão rodas de conversa, oficinas, seminários e atrações culturais. Direito dos povos indígenas e camponeses, tecnologias, corporeidades e afetividades, a crise do capital e as privatizações da educação e perspectivas e possibilidades da revolução no Brasil constam da programação da Semana Paulo Freire na Faculdade de Educação da UFMG

Em Cuba
Semana Paulo Freire – ação cultural para a liberdade recebe, na quinta-feira, 21, o pedagogo Mariano Alberto Isla Guerra, da Associação de Pedagogos de Cuba. Ele ministrará a conferência A perspectiva socialista da educação cubana, na qual se propõe a analisar a história da pedagogia cubana para encontrar pontos de confluência entre a prática existente e a concepção teórica original.

A atividade ocorrerá em dois momentos: pela manhã, às 10h, no Território Freiriano da Faculdade de Educação, e à tarde, às 14h, na Fafich. Mais informações estão disponíveis no Facebook do evento.