Semana do Conhecimento da UFMG traz oficina de saúde bucal

O evento conta com a participação de várias áreas do conhecimento

O projeto de extensão “Abordagem Multidisciplinar para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista” é uma iniciativa desenvolvida por professores da Faculdade de Odontologia da UFMG, em parceria com outras áreas do conhecimento, como Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Partindo dessa integração de saberes, o projeto foi iniciado no segundo semestre de 2019, com alguns encontros presenciais no campus Pampulha. Porém, com o advento da pandemia, a equipe responsável teve de migrar os conteúdos e interações para as mídias digitais.

Uma das coordenadoras do projeto, a professora do Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Fabiana Vargas, disse à TV UFMG como se deu esse processo e nos contou da importância da oficina como evento integrante da Semana do Conhecimento da UFMG.

A oficina será dividida em dois dias, 28 e 29 de outubro e tem como objetivo orientar, trocar experiências, conversar com os cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além de divulgar materiais produzidos pela equipe do projeto que podem ser muito úteis a essas pessoas cuidadoras em suas respectivas rotinas.

Sobre a equipe do projeto, a estudante de graduação em Odontologia pela UFMG, Júlia Rodrigues contou à nossa equipe de reportagem um pouco de suas experiências na produção dos conteúdos, quais conteúdos foram produzidos e como essas vivências contribuíram para o percurso curricular dentro da universidade.

Equipe: Daniel Mendes (produção); Otávio Zonatto (edição de imagens); Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)