Semana do Servidor começa hoje com foco em trabalho conjunto

Uma das atividades será a apresentação de proposta de adequação organizacional em áreas como contabilidade, compras e pessoal

Oficina de primeiros socorros voltará a ser realizada nesta edição
Oficina de primeiros socorros com ênfase em parada cardiorrespiratória será realizada na segunda
Foca Lisboa / UFMG

Começa nesta segunda, 23, a Semana do Servidor da UFMG. Realizado anualmente desde 2011, o evento tem contribuído para a discussão e a elaboração de políticas de recursos humanos para os servidores técnico-administrativos em educação da Universidade, avalia a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves.

Na edição deste ano, que tem como tema Aprendizados e perspectivas: construir juntos, a UFMG fará um balanço das propostas de atividades apresentadas nas últimas quatro edições do evento. Além disso, serão apresentados os resultados obtidos até o momento e reunidas sugestões para as edições futuras.

A programação da Semana do Servidor inclui oficina de primeiros socorros nos dias 23 e 24, com ênfase em atendimento à parada cardiorrespiratória, no primeiro dia, e em trauma e fluxo de condutas em caso de acidente de serviço, no segundo. Aberta à comunidade universitária, a oficina será realizada na sala 103 da Diretoria de Recursos Humanos. No dia 26, quinta, a Estação Ecológica recebe uma caminhada ecológica e uma corrida rústica.

No dia 27, sexta-feira, o auditório da Reitoria terá ampla programação. Às 12h30, será encenado o espetáculo Turning point. Às 14h, será apresentado o balanço das edições da Semana compreendidas no período de 2013 a 2016. Já às 16h, será apresentada proposta de adequação de ambientes organizacionais com base no levantamento das oficinas realizadas em 2016.

Avanço
Leonor Gonçalves destaca que as discussões propiciadas pela Semana do Servidor têm consequências práticas no dia a dia dos servidores, como a criação de comissão permanente para negociação de conflitos e conciliação em ambientes de trabalho. Segundo Leonor, a proposta dessa comissão já foi encaminhada ao reitor Jaime Ramírez para inclusão na pauta do Conselho Universitário.

Outra demanda, identificada e debatida na edição passada, foi o mapeamento das habilidades, capacitações necessárias e dificuldades encontradas no trabalho de áreas estratégicas, como as seções de pessoal, de compras e de contabilidade. Com base nas discussões realizadas em oficinas, a Comissão Interna de Supervisão de Carreira da Pró-reitoria de Recursos Humanos desenvolveu proposta de adequação de ambientes organizacionais dessas áreas, resultado que será apresentado em sessão no dia 27, no auditório da Reitoria.

O encerramento da Semana do Servidor será no sábado, 28, com uma festa para os servidores e suas famílias no Centro Esportivo Universitário (CEU). Além de recreação infantil, tendas temáticas, sorteio de brindes, aulas de dança e shows musicais, o evento sediará campeonato de peteca e a disputa do título do já tradicional campeonato de futsal. São esperadas cerca de três mil pessoas.

Final do torneio de futsal será disputada no sábado, no CEU
Decisão do torneio de futsal será disputada no sábado, 28, no CEU Foca Lisboa / UFMG