Semana Nacional de Museus propõe reflexão sobre o futuro das instituições

Edição deste ano dialoga com a história do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, que oferece diversas atividades na programação

Atividades ocorrem entre 17 e 23 de maio
Atividades ocorrem entre 17 e 23 de maio Divulgação

Teve início nesta segunda, 17, a 19ª Semana Nacional de Museus, de forma virtual e totalmente gratuita. O tema deste ano é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Serão realizadas exposições e visitas virtuais, palestras, oficina de fotografia,  sarau virtual, concurso, exibição de filmes e lançamento de curta-metragem, livros e documentários. Um dos objetivos dessa edição do evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, é questionar e refletir sobre a atuação dos museus brasileiros e suas possibilidades, em busca de transformar e construir o futuro dessas instituições através de um vínculo criativo com o presente.

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG está entre as instituições participantes dessa edição, que conversa tanto com a história do espaço. Em junho de 2020, o Museu foi atingido por um incêndio que prejudicou ou destruiu inúmeras peças de espécimes científicos que formavam o acervo da área de cerca de 600 mil metros quadrados. A equipe do Museu ainda trabalha para reparar os danos e essa é uma das discussões da programação da instituição, que conta também com minicursos sobre arqueologia.

Quem conversou com o programa Expresso 104,5 desta segunda sobre a participação do MHNJB UFMG na 19ª Semana Nacional de Museus foi o coordenador do Setor de Museologia e Conservação do espaço, André Leandro Silva. O museólogo relembrou o incêndio que atingiu em 2020 a reserva técnica do Museu, área onde era guardada a parte do acervo que não estava em exposição, o resgate das peças e falou sobre a programação do espaço no evento.

Silva também comentou como a pandemia fez o espaço se engajar em atividades virtuais e refletiu sobre a temática proposta pela Semana Nacional de Museus. “Para que os museus continuem relevantes na sociedade, é preciso que a gente discuta esses futuros para que a gente possa reimaginá-los e reinventá-los. Como a gente pensa o próprio processo que o Museu de História Natural passou no último ano, a gente vem também trabalhando uma questão interna: como que nós estamos nos reinventando diante de um acontecimento que é trágico, que foi o incêndio, e como a gente, por isso mesmo, tem a oportunidade de construir novos futuros para esse Museu da UFMG”, defendeu. A lista de atividades do MHNJB UFMG no evento com mais informações está disponível no site da instituição. O trabalho do Museu também pode ser acompanhado pelo perfil no Instagram.

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto

Publicação: Alessandra Dantas