Ensino

Seminário de práticas docentes prorroga prazo para submissão de propostas de oficinas

Evento será em abril; atividades podem ser propostas por servidores técnico-administrativos e professores da UFMG e representantes das secretarias de Educação de Minas Gerais e de BH

Atividade realizada durante oficina do seminário em 2023
Atividade realizada em oficina do seminário em 2023 Foto: Jussara Fernandido | UFMG

O prazo para submissão de propostas voluntárias de oficinas para o 4º Seminário de Práticas Docentes Vivenciadas nas Licenciaturas da UFMG foi prorrogado para a próxima sexta-feira, 15 de março. O seminário será realizado no período de 10 a 12 de abril de 2024, com a temática Formação e prática docente na articulação universidade – escola

Podem se inscrever docentes e técnicos da UFMG, da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed/BH) ou da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O interessado deve preencher formulário eletrônico, que contém campos para a escolha dos dias de oferta das oficinas. As opções são nos dias 11 (das 19h30 às 21h) e 12 de abril (das 9h às 11h).

As oficinas teórico-práticas terão duração estimada de duas horas. Os locais de realização das oficinas e os materiais e equipamentos necessários serão de responsabilidade do ofertante, exceto para os profissionais das secretarias municipal e estadual de educação.

Segundo a professora Roberta Corrêa, que preside a Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic), “o seminário busca fomentar o debate e reflexões sobre questões centrais nos cursos de licenciatura, como os estágios supervisionados, as diretrizes curriculares nacionais e a articulação com as redes municipal e estadual de educação. Neste ano, também promoveremos o debate sobre formação inicial docente. Além disso, também teremos um espaço no evento para realização dos seminários de encerramento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP)”.

Na terceira edição do seminário, realizada em 2023, foram recebidas 550 inscrições. Também foram ofertadas 23 oficinas com 280 inscritos.  “Nossa expectativa é ampliar o alcance deste evento, fortalecendo a articulação da Universidade com as redes de educação básica numa perspectiva colaborativa e horizontal. Para isso, destacamos a relevância da organização conjunta de oficinas por professores da educação básica e do magistério superior“, afirma o pró-reitor de Graduação, professor Bruno Otávio Soares Teixeira.

Inscrições para seminário
As inscrições para participar do seminário Formação e prática docente na articulação universidade – escola serão abertas nesta terça-feira, 12 de março, e podem ser efetuadas até 1º de abril, em link a ser informado no site da Comfic. Além das oficinas, a programação inclui palestras, mesas-redondas e rodas de conversa.

Com Assessoria de comunicação da Prograd