Arte e Cultura

Seminário debate cultura, democracia e cidadania na América Latina

Encontro promovido pela Pró-reitoria de Cultura em parceria com o Ministério da Cultura reúne, a partir do dia 29, gestores de universidades e dá continuidade a ciclo iniciado em maio

.
Imagem: Divulgação

De 29 de outubro a 1º de novembro, a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) realizará o seminário Cultura, democracia e cidadania na América Latina. O encontro, em formato presencial, terá lugar no Conservatório UFMG, e todas as atividades, com exceção dos grupos de trabalho, serão gratuitas e abertas ao público, com transmissão ao vivo pelo canal Cultura UFMG no YouTube. A programação está disponível no site do evento.

Este é o segundo seminário do ciclo Cultura, democracia e cidadania. O primeiro ocorreu em maio de 2024 e foi dedicado à formação de gestores e agentes culturais do estado de Minas Gerais. A Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura é parceira na organização.

Pesquisadores e estudiosos de universidades brasileiras e da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) vão discutir e apresentar propostas que tratem de questões urgentes postas no campo cultural internacional e latino-americano.

“Os três temas principais – cultura, cidadania e democracia – são centrais para a América Latina, em especial no Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e no Chile. Eles suscitam discussões sobre como nossas universidades públicas estão lidando com questões urgentes como cultura digital, fortalecimento da democracia, combate aos autoritarismos, fortalecimento dos laços com as comunidades e os territórios e enfrentamento dos racismos, sexismos e homofobias, entre tantas outras”, explica o pró-reitor de Cultura, Fernando Mencarelli. 

“Todos os pensadores e gestores de cultura convidados (pró-reitores, diretores de cultura, pesquisadores, entre outros) têm o propósito de pensar as políticas culturais em nossas universidades como respostas aos desafios que surgem a partir das transformações aceleradas das sociedades contemporâneas”, acrescenta Mencarelli.  

Integração pela cultura
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que presidiu a AUGM em dois mandatos (2021-2022 e 2022-2023), acredita que o amplo sistema universitário estabelecido na região é um caminho natural do processo de integração latino-americana. “Nos últimos anos, nossas universidades têm feito grandes esforços de cooperação por meio de pesquisas conjuntas, intercâmbios, oferta de capacitações em campos diversos, e a área de cultura é um dos vetores mais promissores dessa integração. Se, por um lado, a América Latina é uma região diversa e heterogênea, por outro, os países que a formam apresentam singularidades culturais e políticas que as aproximam, como a sombra permanente das experiências autoritárias e a necessidade de consolidar suas incipientes democracias”, afirma a reitora, que coordena as atividades da Associação Nacional dos Dirigentes de Ensino Superior (Andifes) na presidência do Espaço Latino-americano e Caribenho da Educação Superior (Enlaces), organismo que reúne 28 redes e associações de universidades, além de organizações de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes sediadas em 16 países da América Latina e do Caribe. 

Para o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, a parceria com a UFMG nesse projeto reforça a importância da formação e da pesquisa. “O evento tem o objetivo de capacitar os setores culturais e de dialogar com as universidades brasileiras e latinas sobre as políticas públicas e as ações do campo cultural latino-americano”, ressalta. 

A programação inclui conferências, grupos de trabalho e mesas-redondas. Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia. Os participantes que assistirem às atividades e preencherem a lista de presença apresentada no momento de cada uma delas (presencial ou on-line) terão direito a certificado. 

Cultura, democracia e cidadania
O ciclo Cultura, democracia e cidadania reúne dois seminários com a proposta de estreitar o diálogo entre pesquisadores e agentes de cultura, gerando subsídios teóricos para o setor cultural nos contextos brasileiro e latino-americano. O primeiro evento foi realizado de 6 a 8 de maio e abordou as políticas públicas de cultura e a concepção, gestão e produção de programas, projetos e ações culturais.

O objetivo foi contribuir para a atualização dos gestores e dos agentes culturais de Minas Gerais qaunto às diretrizes de políticas públicas nacionais destinadas à melhor aplicação dos recursos decorrentes das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. 

Serviço
Evento: 2º Seminário Cultura, democracia e cidadania na América Latina
Data: 29 de outubro a 1º de novembro de 2024
Local: Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro, Belo Horizonte)
Programação
Atividades gratuitas com transmissão ao vivo, sem necessidade de inscrição prévia e certificado mediante preenchimento de lista de presença

Felipe Sartoreto | Procult