Seminário debate papel da Inteligência Artificial Generativa no ensino

Organizado pela Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital, o evento, on-line, ocorrerá na terça-feira, dia 20, com participação do professor Gildo Girotto Júnior, da Unicamp

Na terça, dia 20 de agosto, a partir das 14h, será realizado o segundo webinário do projeto Conversas em rede: diálogos sobre educação digital e educação a distância, realizado pela Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (Dedd/UFMG), o antigo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

Com o tema Há espaço para as IAs no ensino (?), o seminário discutirá o papel da inteligência artificial generativa (IAG) nos processos de ensino e aprendizagem, buscando compreender suas potencialidades, limitações de recursos e capacidade de criação de novos conteúdos. O evento será transmitido pelo canal da Dedd no YouTube, no qual ficará gravado.

Segundo webinar do Dedd discutirá o papel das IAs na educação
Segundo webinar do Dedd discutirá o papel das IAs na educação Foto: Divulgação | Instagram @dedd.ufmg

O seminário será ministrado pelo professor Gildo Girotto Júnior, docente do Instituto de Química da Unicamp, doutor e mestre em Ensino de Química pela USP e pós-doutorando na Universidade do Porto, em Portugal. Gildo se dedica a pesquisas sobre formação e desenvolvimento de conhecimento de profissionais docentes e análise de materiais didáticos para o ensino de química com o uso de tecnologias. O professor também atua em projetos de extensão destinados à formação de professores e a divulgação científica.

Em sua apresentação, Gildo abordará as possibilidades de uso de sistemas de inteligência artificial generativa, destacando a importância do uso adequado dessas ferramentas por parte dos educadores. Segundo ele, “ter conhecimento desses novos recursos é fundamental para decidir se vamos ou não utilizá-los. E, se formos, quais os melhores caminhos considerando os diferentes contextos”. No seminário também serão apresentados aspectos do uso da inteligência artificial em seu campo de atuação, a Química, como sua utilidade em alguns processos, mas que necessitam de ajustes quando se trata da elaboração dos materiais didáticos.

Debates sobre educação digital
O projeto Conversas em rede: diálogos sobre educação digital e educação a distância, promovido pela Dedd/UFMG, visa proporcionar um espaço de aprendizado contínuo e de discussão para educadores, gestores educacionais e outros profissionais interessados na educação digital. O primeiro seminário foi realizado em maio com o tema Uso da inteligência artificial na EaD

Para acompanhar o seminário, não é necessário inscrição prévia, mas os interessados em receber certificado deverão preencher o formulário que ficará disponível no chat do canal durante a transmissão. Outras informações podem ser encontradas no perfil da Diretoria no Instagram.