Pesquisa e Inovação

Seminário na UFMG discute preservação do patrimônio documental brasileiro

Referência internacional na restauração e preservação de mídia audiovisual, o professor Ray Edmondson, consultor do Programa MoW Internacional da Unesco e diretor da Archives Associates na Austrália, abriu, na noite desta terça-feira, 3, na Escola de Ciência da Informação, a primeira edição do seminário Programa memória do mundo da Unesco e o patrimônio documental brasileiro. Doutor de Filosofia, Edmondson falou sobre o tema Memória do Mundo: uma afirmação global.

O evento prossegue até esta quarta-feira, dia 4, com discussões sobre reconhecimento, preservação e divulgação do patrimônio documental brasileiro. A promoção é da Unesco em parceria com a UFMG e com o Ministério da Cultura .

A conferência de encerramento, nesta quarta, às 19h30, será proferida pelo historiador Caio Boschi, da PUC Minas. Ele abordará as Memórias do ultramar: a América portuguesa nos arquivos lusitanos. A programação do seminário está disponível na página eletrônica do Arquivo Nacional.

Assista à reportagem sobre o evento produzida pela TV UFMG:

Exibição: 03/10/2017
Entrevistados: Ray Edmondson (consultor do programa Memória do Mundo, da Unesco) e Maurício Vicente Ferreira (presidente do Comitê Brasileiro do programa Memória do Mundo, da Unesco)
Produção: Natiele Lopes
Reportagem: Renato Paim
Imagens: Antônio Soares
Edição de imagens: Otávio Zonatto