Extensão

Seminário na UFMG aborda crise e reforma previdenciária no Brasil

Evento foi aberto ao público e realizado na Fafich.

Em meio a discussões sobre a reforma da previdência, encaminhada ao Congresso Nacional no mês passado, o Colegiado de Pós-graduação em Ciência Política da UFMG promoveu, hoje, 08/03, um seminário aberto, para tratar do tema. O evento, realizado no Auditório Bicalho, na Fafich, foi aberto ao público e contou com participação de docentes e discentes da Universidade. 

Segundo Natália Sátyro, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFMG e organizadora do evento, o debate é o primeiro do ciclo de “Seminários em Ciência Política” promovido pelo Colegiado neste ano. Segundo ela, eventos como esse são promovidos, ao menos, duas vezes por mês, sempre contando com a participação de palestrantes do Brasil e do exterior.

Nesta edição, o seminário contou com a participação de Milko Matijascic, técnico de Planejamento e Pesquisa no IPEA e especialista em Previdência Social. Segundo ele, o debate a cerca da reforma da previdência é de grande importância porque afeta uma grande parcela de brasileiros. Além disso, o palestrante destacou, neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, as propostas presentes na reforma que dizem respeito, exclusivamente, a elas. Milko também enfatizou o papel fundamental das Universidades em debater o assunto no atual contexto. Segundo ele, a Academia é capaz de fazer com que a sociedade reflita e mobilize-se.