Do VAR aos podcasts de torcedoras: as conexões entre futebol, mídias e tecnologia
Novas abordagens para estudos no campo do esporte serão discutidas em seminário na Fafich
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Ana Carolina Vimieiro / UFMG
Aspectos políticos e de comportamento e as controvérsias que marcam a relação entre esportes, mídias e tecnologias serão tratadas em seminário que terá lugar no auditório Carangola, sala 1012 da Fafich, nos dias 12 e 13 de agosto. Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, o evento será aberto por conferência do professor Markus Stauff, da Universidade de Amsterdã, que vai abordar o tema Expecting goals: the big data discourses in sports.
Em três mesas de conversa, pesquisadores da UFMG e de outras instituições vão debater aspectos como a incorporação das tecnologias por torcedores, iniciativas recentes de mulheres torcedoras, cobertura jornalística, o advento do árbitro de vídeo (VAR) e a evolução das transmissões esportivas.
![Foca Lisboa / UFMG Carlos D'Andréa:](https://ufmg.br/thumbor/bdyFS0X8XzfRyeUR09XX_sQNHhw=/126x158:1988x3010/352x540/https://ufmg.br/storage/b/1/0/6/b1068f179460f9a690f30a9db480b42a_15629577059177_344597332.jpg)
O seminário é organizado pelo R-EST (Estudos de Redes Sociotécnicas) e pelo coletivo Marta (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas) e coordenado pelos professores Ana Carolina Vimieiro e Carlos d’Andréa, do Departamento de Comunicação Social da UFMG.
Carlos d’Andréa lembra que os estudos sobre futebol e outros esportes ainda são pouco valorizados nas Humanidades e, sobretudo, na Comunicação. “Temos nos dedicado a temas novos e que nos são caros, como as mediações tecnológicas, as mídias sociais e a forma como as pessoas lidam com as tecnologias”, diz.
Ana Carolina Vimieiro ressalta que estudos sobre o futebol nas ciências sociais são tradicionalmente focados na seleção brasileira masculina, nas Copas do Mundo e em questões como a identidade nacional. “Os novos estudos expandem a área, valorizando, por exemplo, a experiência cotidiana que se manifesta em iniciativas como blogs e podcasts”, comenta a professora.
![Foca Lisboa / UFMG Ana Carolina Vimieiro:](https://ufmg.br/thumbor/f7wKXTdPm6fMABvwnkzqpbEtGlA=/132x132:1994x2984/352x540/https://ufmg.br/storage/9/f/e/6/9fe6a5f37d468d7d1e2fbd4db8bf3b76_15629577693966_374921788.jpg)
Mulheres torcedoras
Em sua participação na primeira mesa (Culturas esportivas e práticas do torcer), na manhã do dia 13, Ana Carolina vai apresentar resultados de pesquisa sobre projetos de mídia desenvolvidos por mulheres, como o Podcast das Marias, de torcedoras do Cruzeiro, e o podcast do coletivo Grupa, de fãs do Atlético Mineiro. “Essas iniciativas, que são recentes, abrigam também uma atuação política e desafiam o entendimento do senso comum sobre a presença de mulheres no universo do futebol”, conta.
A mesa também vai abordar a sonoridade das torcidas dos estádios modernos, objeto de trabalho do professor Pedro Marra, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e a investigação de Renan Petersen-Wagner, brasileiro radicado na Inglaterra, que compara coberturas jornalísticas de grandes eventos em diferentes países.
O polêmico VAR, apresentado ao mundo na Copa da Rússia, em 2018, será o assunto de Carlos d’Andréa e Márcio Telles, da Ufes, que vão compor a segunda mesa do seminário (Entre o campo e as mídias: o árbitro de vídeo no futebol). “Observamos as diferenças, de um campeonato para o outro, entre os recursos tecnológicos, o comportamento de jogadores e torcedores. É constante a ressignificação do VAR, não apenas em campo, mas também na abordagem da TV e das mídias sociais”, explica d’Andréa, que está realizando pesquisa internacional em parceria com Markus Stauff.
Na terceira e última mesa (Esportes e audiovisual: dinâmicas contemporâneas), Tatiana Ushinohama, da Universidade Federal Fluminense (UFF), vai mostrar as mudanças históricas nas transmissões audiovisuais dos produtos do futebol e do basquete, incluindo os diversos elementos materiais que constituem essa produção e que, em geral, são desconhecidas do público. As professoras Geane Alzamora, da UFMG, e Lorena Társia, do UNI-BH, vão analisar as características – como as novas temporalidades – das coberturas transmidiáticas de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que incluem plataformas, aplicativos e redes sociais. Em pesquisa de campo, Lorena conheceu o planejamento da BBC para os Jogos de Londres (2012), e Geane, o da Rede Globo para a Copa de 2014, no Brasil. Rafael Fortes, da Unirio, vai tratar das transmissões em streaming, com foco em competições de surfe.
![Foca Lisboa / UFMG Markus Stauff:](https://ufmg.br/thumbor/LpuVm69lhVbU56m3SKa8xlQWb6w=/111x95:1973x2947/352x540/https://ufmg.br/storage/d/4/d/3/d4d3213fd285cf7f11187ff58f0d762a_15629578283179_1045019257.jpg)
Novas experiências
Markus Stauff, que atua como pesquisador visitante por dois meses no Programa de Pós-graduação em Comunicação, vai abordar, entre outros tópicos, as formas como as tecnologias moldam a informação e o conhecimento sobre esportes e como as transmissões esportivas ajudam a introduzir as inovações tecnológicas. “As tecnologias contribuem para novas experiências do público, que se sente mais conectado. Além disso, os fãs estão constantemente avaliando os acontecimentos e têm suas opiniões ouvidas em diversas formas de interação”, comenta Stauff. Segundo ele, o assunto ainda é pouco discutido na academia, mesmo na Europa, e foi uma boa surpresa encontrar estudos no Brasil. A conferência de Stauff terá tradução consecutiva.
Outras informações, incluindo orientações para inscrição, estão disponíveis no site do seminário.