Notícias Externas

Série da Rádio UFMG Educativa vai discutir combate às ‘fake news’

Reportagens irão ao ar de 20 a 23 de agosto

s
Circulação de notícias falsas desafia profissionais, empresas e pesquisadores Júlia Duarte / UFMG

O combate às notícias falsas está no centro das ações de empresas, jornalistas e governos, principalmente em períodos eleitorais. Mas, afinal, o que são fake news e qual o papel de cidadãos, governos e empresas no combate a esse tipo informação?

O Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa, veicula, na próxima semana, a série Identificar e combater: desafios em tempos de fake news. De segunda, dia 20, a quinta-feira, 23, irão ao ar matérias sobre vários aspectos e desafios que envolvem a circulação de informações falsas em tempos de redes sociais e de eleições. A série tem produção da Alicianne Gonçalves e coordenação de Paula Alkmim.

A série terá quatro eixos temáticos: características das fake news e como elas são vistas pelos cidadãos; fake news e as eleições de 2018; estratégias empreendidas por empresas, jornalistas e pesquisadores para coibi-las; relação entre o combate a fake news, censura e liberdade de expressão. 

Foram ouvidos dez especialistas, entre professores, pesquisadores e jornalistas. Da UFMG, participaram os professores Camilo Aggio, do Departamento de Comunicação Social, Fabrício Benevenuto, do Departamento de Ciência da Computação e coordenador do projeto Eleições sem Fake, Marcelo Milagres, da Faculdade de Direito, e a doutoranda em Comunicação Social Luciana Andrade Gomes Bicalho, que integra o Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas.

O Jornal UFMG vai ao ar às 12h30 e pode ser ouvido na frequência 104,5 FM ou pelo site. Todas as reportagens também ficam disponíveis no Facebook  e no Twitter da emissora.