Extensão

Semana do Conhecimento terá série de seminários preparatórios

Eventos, que começam na segunda-feira, abordarão produção de vídeos, confecção de pôsteres e elaboração de resumos científicos

Exposição de pôsteres da edição do ano de 2015 da Semana do Conhecimento
Exposição de pôsteres em edição anterior da Semana do Conhecimento: neste ano, todo o processo de produção e apresentação de trabalhos será feito de forma digitalLucas Braga/UFMG

Nesta segunda-feira, 17 de agosto, a Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) dá início a uma série de seminários preparatórios para a Semana do Conhecimento 2020 da UFMG. Com programação que se estenderá até quarta-feira, 19 de agosto, os seminários têm o objetivo de auxiliar estudantes, servidores técnico-administrativos e a comunidade acadêmica em geral na elaboração das comunicações dos trabalhos, em seus diversos formatos, que serão apresentadas durante o evento. 

Neste ano, o evento ocorrerá em formato virtual em razão das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia. A organização dessa série é uma estratégia adotada pela UFMG para preparar a comunidade para participar do evento, uma vez que toda o processo de produção e apresentação de trabalhos será feito de forma digital. O tema da Semana é Inteligência artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento, e as inscrições de trabalhos estão abertas até 8 de setembro.

O seminário de segunda terá a apresentação do servidor Marco Túlio Barbosa, da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), sobre produção de vídeo. Na terça-feira, 18, a professora Christina Faria, da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), falará sobre confecção de pôsteres digitais. No último dia da série, 19 de agosto, a professora Deise Dutra, da Faculdade de Letras (Fale), dará dicas de como elaborar um resumo científico.  

Os seminários ocorrerão sempre às 17h30, com transmissão pelo canal do youtube da PRPq. Para participar, é necessário preencher formulário de inscriçãoCertificados de participação poderão ser baixados aqui.

Outros seminários com o objetivo de solucionar dúvidas sobre a produção dos vídeos e auxiliar na preparação de slides, elaboração de relatórios científicos e transmissão das apresentações por plataformas virtuais serão realizados nas próximas semanas, em datas a serem divulgadas. Mais informações estão disponíveis no site da PRPq.