Pesquisa e Inovação

Conferência internacional no Rio de Janeiro reunirá expoentes da área de metabolismo celular

Evento será promovido pela Nature e pelo Instituto Serrapilheira, que oferecerá bolsas para favorecer a participação de estudantes de menor poder aquisitivo

O Instituto Serrapilheira, em parceria com a revista Nature, realizará, de 15 a 18 de outubro, o Nature Conference on Advances in Metabolic Communication, no Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de estudiosos de oito países que desenvolvem suas pesquisas na área do metabolismo celular. A iniciativa é pioneira no país. As inscrições para submissão de resumos estão abertas até 20 de julho.

Para favorecer a participação de estudantes e residentes de pós-doutorado com menos recursos financeiros, o Serrapilheira oferecerá dez bolsas. O auxílio dará acesso ao evento e suas dependências, às refeições e ao livro da conferência. Os custos com transporte e hospedagem ficarão a cargo do participante. Os interessados deverão obrigatoriamente enviar os resumos até a próxima segunda-feira, 1º de julho. O resultado será divulgado a partir do dia 15 de julho.

C. Ronald Kahn, um dos participantes confirmados, é referência internacional em diabetes e obesidade
C. Ronald Kahn, um dos participantes confirmados, é referência internacional em diabetes e obesidade Joslin Diabetes Center / CC BY-SA 3.0 / Wikimedia Commons

Comunicação metabólica
A conferência reunirá os resultados mais recentes de estudos sobre comunicação metabólica, mecanismo por meio do qual os fluxos energéticos se distribuem no corpo humano. Também serão debatidos temas como o controle sistêmico da homeostase energética, processos fisiológicos sobre a regulação harmônica da energia no corpo e a interferência que a falta de comunicação metabólica pode exercer no desenvolvimento de doenças e envelhecimento.

No evento, será lançado o novo periódico associado à Nature, a Nature Metabolism, no qual serão publicados resultados de estudos que contemplarão desde a pesquisa básica até as recentes aplicações clínicas de terapias celulares. 

De acordo com Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, a conferência é uma iniciativa de cientistas brasileiros e terá elevado nível de excelência, pois reunirá os maiores especialistas do mundo na área. “O país hoje tem bons pesquisadores que são filhos científicos de grandes nomes como Leopoldo de Meis e Anibal Vercesi”, salienta.

Entre os confirmados estão C. Ronald Kahn, especialista em diabetes e obesidade da Harvard Medical School, e M. Celeste Simon, da University of Pennsylvania Perelman School of Medicine, referência no estudo do metabolismo celular.

A programação e outras informações sobre o evento podem ser encontradas no portal do Serrapilheira.

Com Assessoria de Comunicação do Instituto Serrapilheira