Show de Aline Calixto no campus Pampulha encerra Festival neste sábado
Performance, conferência de José Miguel Wisnik e apresentação do grupo Serelepe completam a programação do fim de semana
Em destaque no cenário mineiro do samba há quase uma década, a cantora e compositora Aline Calixto é a principal atração do último dia do 50º Festival de Inverno da UFMG. O show de encerramento ocorre às 18h deste sábado, 28, na Praça de Serviços do campus Pampulha.
Uma performance no Bosque da Música, no campus Pampulha, e a conferência de José Miguel Wisnik, no Conservatório UFMG, completam o roteiro desta sexta; uma apresentação do grupo Serelepe, no auditório da Reitoria, na manhã do sábado, desfecha a programação (confira detalhes no fim desta matéria).
O samba da Calixto
Carioca radicada desde a infância em Minas Gerais, a cantora lançou seu primeiro CD, Aline Calixto, em 2009. Logo no álbum de estreia, a artista ganhou o prêmio de melhor disco do ano da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Em 2011, seu segundo álbum, Flor Morena, ganhou notoriedade nacional quando a música que batiza o disco integrou a trilha sonora da novela Fina Estampa, da Rede Globo.
Em 2014, estreou seu bloco de carnaval em Belo Horizonte, o Bloco da Calixto. Já dividiu palco com artistas das mais variadas gerações e estilos, como Milton Nascimento, João Donato, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Toninho Horta e com a Velha Guarda da Portela. Participou de programas de TV como Encontro, Bem Amigos e Vídeo Show, além dos apresentados por Jô Soares e Hebe Camargo. A partir de 2011, realizou turnês internacionais para a Austrália, França, Espanha, Portugal e Argentina.
A cantora também produz e apresenta o programa Papo de Samba, na rádio Inconfidência 100,9 FM.
Performance, conferência, brinquedorias
Às 18h de hoje, 27, o Bosque da Música vai receber a Performance Experimento 1, do grupo Companhia Suspensa. Numa interface entre dança, instalação e desenho, três bailarinos delimitam, medem e ocupam o espaço com o uso de cordas e objetos, construindo paisagens e ritmos diversos.
Ainda na noite da sexta-feira, às 19h, o ciclo de conferências do Festival será encerrado com a participação do músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik. No Conservatório UFMG, Wisnik vai falar sobre a sua trajetória na música e na literatura. Ele estudou piano clássico durante muitos anos e cursou a faculdade de Letras. Músico e compositor, tem quatro discos gravados – é também professor de literatura na Universidade de São Paulo (USP). Desde 2005, tem realizado séries de 'aulas-shows'. Escreve regularmente ensaios sobre música e literatura.
Na manhã de sábado, 28, algumas horas antes do show de Aline Calixto, um espetáculo do grupo Serelepe, da Escola de Belas Artes, encerra a programação infantil do Festival. A dinâmica Brinquedorias, que começa às 10h30, no auditório da Reitoria, apresenta brincadeiras tradicionais desconhecidas das gerações mais jovens. Escolhidas por serem curiosas, instigantes e divertidas, elas compõem as recordações dos integrantes do grupo.