Em palco virtual, Festival de Verão começa nesta quinta
Direito à cultura é o mote das discussões de seminário internacional
O 15º Festival de Verão UFMG começa nesta quinta-feira, 4, às 20h, com um show de Renegado e Elza Soares, cantora que tem o rapper belo-horizontino como seu “afilhado musical”.
Além de músicas do repertório corrente da dupla, o show terá canções de outros grandes nomes da música brasileira, como Adoniran Barbosa, Ben Jor, Dona Ivone Lara, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola.
O show será transmitido pelo canal Cultura UFMG no YouTube, palco da programação deste ano, em razão da pandemia. Clique para definir na plataforma um lembrete para a apresentação. Assista ao teaser do show:
Transversal
Uma hora antes do show de Renegado e Elza Soares, será realizada a cerimônia oficial de abertura do evento. A reitora Sandra Regina Goulart Almeida receberá convidados para iniciar conversas sobre as particularidades enfrentadas pelo setor de cultura brasileiro no atual contexto pandêmico.
Essas discussões vão atravessar toda a programação do Festival, uma vez que o mote da edição deste ano é Transversal: redes de cidadania e direito à cultura. Elas estarão concentradas sobretudo no Seminário internacional direito à Cultura, que ocorre nos dois primeiros dias do evento, 4 e 5, também com transmissão pelo canal Cultura UFMG no YouTube.
"Queremos refletir sobre como as instituições públicas de ensino superior podem contribuir para a difusão dos direitos culturais e para a sua garantia. O direito à cultura é uma garantia constitucional, que deve se desdobrar e, de fato, se desdobra nas políticas culturais nacionais, estaduais e municipais. Mas o que a gente busca é o reconhecimento dos sujeitos desses direitos, por meio das redes de cidadania", afirma o professor Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG, em recente entrevista ao Portal UFMG.
Seminário
A primeira atividade do Seminário Internacional Direito à Cultura ocorre às 14h desta quinta, 4, ocasião em que a reitora da UFMG estará acompanhada de Flavia Maria Cruvinel e Enrique Mammarella.
Mammarella é reitor da Universidade Nacional do Litoral (UNL), da Argentina, e presidente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), entidade da qual Sandra Goulart Almeida é vice-presidenta. Flavia Cruvinel é pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O seminário avança ao longo da tarde com conferência (às 14h30) sobre o desafio de se fazer arte e cultura na era digital, mesa-redonda (às 16h) sobre implementação de políticas culturais e o lançamento (às 17h45) da mostra virtual Produção artística e cultural AUGM – memória e desdobramentos: 20 anos, que estará em cartaz durante todo o evento, juntamente com outras cinco mostras e exposições.
A programação do Seminário Internacional Direito à Cultura está disponível no site do Festival.
As atrações artísticas
O 15º Festival de Verão UFMG terá dezenas de atrações artísticas e culturais, entre shows musicais, apresentações teatrais, oficinas e exposições. Tudo gratuito e aberto ao público amplo.
A programação está disponível no site do Festival, que também tem perfis no Instagram, no Facebook e no Twitter.