Formas de Ingresso

Sisu 2025 receberá inscrições de 17 a 21 de janeiro

Neste ano, seleção contará com apenas uma etapa de inscrição para os dois semestres; UFMG vai ofertar 6.512 vagas em 85 cursos de graduação

x
Para se inscrever no Sisu, o estudante deve ter participado da edição 2024 do Enem e não ter zerado a prova de redação
Foto: Divulgação MEC

Principal mecanismo de acesso às universidades federais brasileiras, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) receberá inscrições de 17 a 21 de janeiro por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O cronograma e os critérios da edição 2025 do processo seletivo estão estabelecidos no edital 35/2024, publicado em dezembro pelo Ministério da Educação. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, também no Portal Único de Acesso.  

Para se inscrever no Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação. É vedada a inscrição para quem participou do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, antes de concluir o ensino médio.  

Em 2025, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. Todos os estudantes selecionados no universo das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital. 

Serão ofertadas vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro como no segundo semestres de 2025, de acordo com os termos assinados pelas instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Sisu, como é o caso da UFMG. O semestre no qual o candidato vai ingressar dependerá de sua classificação no curso pretendido.   

Classificação
Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.  

A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Lista de espera
A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato não selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único. 

Movimentação de estudantes no campus Pampulha, que sediará o curso de Engenharia de Computação
Movimentação de estudantes no campus Pampulha, que sediará o curso de Engenharia de Computação Jebs Lima UFMG

 

UFMG vai oferecer três novos cursos

A edição de 2025 do Sisu terá novidades na UFMG, com a oferta de três novos cursos: Engenharia de Computação, gerido de forma compartilhada pela Escola de Engenharia e pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e as licenciaturas em Matemática e em Ciências da Natureza, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus regional de Montes Claros. Na UFMG, o ingresso em 85 de seus 97 cursos de graduação se dá por meio do Sisu. Ao todo, 6.512 vagas serão preenchidas por meio dessa forma de seleção.

Os novos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e em Matemática terão ingresso compartilhado por meio da Área Básica de Ingresso (ABI). Serão 60 vagas para o campus de Montes Claros, com entrada no primeiro semestre e no turno noturno. O curso de Engenharia de Computação, por sua vez, vai ofertar 80 vagas, 40 em cada semestre no turno vespertino e com aulas ministradas no campus Pampulha, em Belo Horizonte. A ABI trata das formações cujo acesso se dá por uma etapa preliminar comum.

Outra novidade é a ampliação do total de vagas dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação, que passam de 160 para 200 vagas. Cem calouros vão ingressar em cada semestre por meio da ABI em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Os cursos serão ofertados no turno vespertino, no campus Pampulha.

Além dos novos cursos, outra novidade é a concentração dos horários de aulas de 19 cursos diurnos da Universidade. Tais formações, cujas aulas eram ofertadas nos turnos da manhã e da tarde, passam a ser matutinas ou vespertinas, reunindo as atividades em apenas um dos dois períodos. Segundo o pró-reitor de graduação da UFMG, Bruno Otávio Soares Teixeira, a mudança favorece a permanência qualificada dos estudantes nos cursos de graduação. "O estímulo à redefinição dos turnos continuará nos próximos anos e é mais uma medida destinada a aliar a formação ainda mais qualificada à busca pela permanência dos estudantes na Universidade, pensando sobretudo, nos alunos mais vulneráveis", analisa o pró-reitor.

Com as mudanças, passam a ser matutinos os cursos de Museologia, Ciências Atuariais, Estatística, Jornalismo, Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Relações Públicas, Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), Controladoria e Finanças, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Ciências Econômicas e Administração (Belo Horizonte). Passam a ser definidos como vespertinos os cursos de Ciência da Computação, Matemática Computacional, História (Bacharelado), História (Licenciatura), Física (Bacharelado), e Física (Licenciatura).

Cronograma do Sisu
Inscrição: 17 a 21 de janeiro
Resultado: 26 de janeiro
Matrícula dos selecionados: 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro

Campus regional de Montes Claros: licenciaturas inéditas
Campus regional de Montes Claros: duas licenciaturas inéditas passam a ofertadas nesta edição do SisuFoto: Bruno Ihara | UFMG (via drone)

Com Portal do MEC