Site aproxima Orquestra Sinfônica da UFMG do público

Além do seu caráter informativo, página funciona como fonte de pesquisa musical

Orquestra no Concerto VivaMúsica de 2019
Orquestra Sinfônica durante edição da série VivaMúsica, em 2019 Foca Lisboa | UFMG

A Orquestra Sinfônica da Escola de Música (Osem) da UFMG lançou site para ampliar a divulgação e informações sobre o grupo. A página é atualizada semanalmente, com temas de interesse da comunidade musical e para o público em geral. Há links de pesquisa e ensino, indicações de sites sobre instrumentos de orquestra e de apoio psicológico, entre outros.

Com seis abas, o website reúne notícias, programação e projetos que se relacionam com orquestra e a música. “Conseguimos pensar em um site que não se restringe à divulgação, mas pode ‘alimentar’ os próprios músicos que necessitam de pesquisa didática, além de ser informativo para o público geral”, destaca a professora Iara Fricke Matte, regente e coordenadora da Orquestra.

O novo site reúne informações sobre cuidados para a volta das atividades musicais durante a pandemia da Covid-19. Link com estudos em andamento sobre a nova realidade da prática musical e informações relacionadas à saúde também estão disponíveis.

Ao fim da página, frases de músicos importantes são apresentadas aos leitores. “É um valor social. São frases muito relevantes, até relacionadas à política, que mantêm as vozes unidas”, afirma Iara. Resultados de editais, fotos e vídeos da Orquestra completam o website.

'Print' da home page com abas, foto e biografia do grupo
'Print' da página com abas, foto e biografia do grupo Reprodução

Laboratório
A ação foi desenvolvida por Iara Fricke, em conjunto com os bolsistas de extensão Felipe Nonato (violino), Giovanna Vlasic Della Cruz (tímpano), Leandro Fernandes Martins (violoncelo), Marcos Vinicius Nunes (flauta) e Raphael Maximiano Dutra (viola). Paulo Henrique de Oliveira, integrante do setor de comunicação institucional da Escola, foi o responsável pela parte técnica.

A Orquestra Sinfônica funciona como laboratório para um grande número de classes – entre elas, regência, composição, instrumentos de orquestra e canto – e realiza concertos mensais gratuitos, abertos ao público, com o intuito de difundir a arte sinfônica e contribuir com a formação de público. É composta de músicos profissionais e alunos de graduação e pós-graduação da UFMG.

Mais informações sobre a Orquestra estão disponíveis no Instagram (@orquestra.ufmg).