IEAT lança chamada para cátedra focada em soluções de conflitos

Estada na UFMG será de até três meses; propostas devem ser submetidas até 2 de dezembro

'Guerra e Paz', painéis de Cândido Portinari instalados na sede da ONU, em Nova YorkOrganização das Nações Unidas (ONU)

Está aberta a chamada para mais uma edição do programa de Cátedras Calas-IEAT, mantida em conjunto pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) e pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas). O projeto, aberto a doutores com formação em Humanidades e Ciências Sociais, traz à UFMG pesquisadores que se dedicam ao estudo e aprofundamento das crises e transformações latino-americanas.

Para se inscrever, é necessária a apresentação da anuência de um pesquisador da UFMG, que atuará como anfitrião do candidato. Outros documentos também são necessários, como carta de motivação, curriculum vitae e um resumo do projeto de pesquisa. É desejável que o pesquisador tenha um bom domínio de português e espanhol.

Com início em 15 de março de 2020, a cátedra prevê que o pesquisador selecionado desenvolva três atividades acadêmicas transdisciplinares e um projeto de pesquisa que, posteriormente, será apresentado em conferência na UFMG e na sede principal do Calas, em Guadalajara, no México. As pesquisas deverão estar relacionadas a processos de paz e a soluções de conflitos na América Latina.

As propostas poderão ser enviadas até 2 de dezembro. Os escolhidos receberão bolsa de até 3 mil euros mensais, por um período de até três meses, para arcar com despesas no Brasil, como hospedagem, visto, seguro médico e materiais de trabalho. Mais informações estão disponíveis no site do Calas.

Com Assessoria de Comunicação do IEAT