Notícias Externas

'Stella Manhattan': o primeiro romance trans da literatura brasileira

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o Universo Literário conversou sobre literatura queer com o autor Silviano Santiago

Stella Manhattan: no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a UFMG Educativa celebra o 1º romance trans da literatura brasileira
'Stella Manhattan': no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a UFMG Educativa celebra o 1º romance trans da literatura brasileira Reprodução

Um clássico se caracteriza por manter seus diálogos atuais, mesmo com o passar dos anos. Muitos livros recebem esse prêmio não oficial e são classificados pela crítica literária como cânones, ou seja, guardados na história da literatura. Esse é o caso do livro pioneiro Stella Manhattan, do professor Silviano Santiago, publicado em 1985. A narrativa acompanha Stella, uma mulher trans mineira que precisa viver como um homem em parte de seu tempo. Santiago apresenta personagens ricos e diversificados, como Aníbal, um intelectual paraplégico e voyeur, sua libidinosa mulher Leila, e Paco, ou La Cucaracha, um cubano anti-Fidel Castro.

A história se passa na agitada Nova York dos anos 70 e trata de um momento considerado auge da liberdade sexual. A crítica saudou muito bem o livro. No artigo Ditadura militar e teoria queer em Stella Manhattan, de Silviano Santiago, estudo de Ligia Vanessa Penha Oliveira e Jonas Vinicius Albuquerque da Silva Santos, é estabelecida uma relação do texto de Santiago com a teoria filosófica de Judith Butler, apesar de um dos principais livros da autora, Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade, só ter sido publicado em 1990.

Stella Manhattan foi o primeiro livro queer no Brasil a trazer uma mulher trans como protagonista. O autor, professor Silviano Santiago, é um renomado crítico literário, formado em Letras - Línguas Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Letras pela Universidade de Paris - Sorbonne. Já recebeu, além do prêmio Jabuti, os da Academia Brasileira de Letras e do Governo de Minas Gerais. Também escreveu clássicos da crítica como Uma literatura nos trópicos e O cosmopolitismo do pobre, além obras literárias como Machado e Mil Rosas Roubadas

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, o programa Universo Literário recebeu Silviano Santiago, professor, escritor e crítico cultural. Na entrevista, o autor de Stella Manhattan falou sobre a construção e a importância da protagonista trans para a cultura brasileira e para a causa LGBTQIA+ e abordou também a representação trans na literatura brasileira.

Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck.

Stella Manhattan, de Silviano Santiago, foi republicado pela editora Companhia das Letras em 2017, e pode ser encontrado no site da editora e em livrarias físicas e virtuais.

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória