Serviços

Stock Car: entenda as intervenções de trânsito que vão dificultar o acesso à UFMG

Medidas anunciadas pela PBH entram oficialmente em vigor na terça-feira, dia 13, mas vários trechos nas imediações do circuito já estão com circulação limitada

UFMG sitiada: trecho em vermelho será interditado no período de 13 a 18 de agosto
UFMG sitiada: trecho em vermelho será interditado no período de 13 a 18 de agosto Arte: Redes Sociais UFMG

A prova da Stock Car segue com realização prevista para o período de 15 a 18 de agosto, no entorno do campus Pampulha, apesar dos reiterados esforços feitos pela UFMG e pelo Ministério Público Federal (MPF) para suspender a realização da competição no local, já que ela não cumpre a legislação no que tange às emissões sonoras e trará imensuráveis prejuízos para várias unidades da Universidade, como o Hospital Veterinário e o Biotério Central.

Com o intuito de orientar a comunidade local e universitária sobre o desafio que será se locomover na região no período, o Portal UFMG detalha as intervenções previstas para a área de abrangência da prova, que inclui o Centro Esportivo Universitário (CEU) e uma longa fronteira do campus Pampulha.

Embora a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tenha anunciado que as medidas entrariam em vigor na terça-feira, dia 13, a partir das 9h, na prática, vários trechos nas proximidades do circuito da Stock Car, como as avenidas Antônio Abrahão Caram e Coronel Oscar Paschoal (a avenida do CEU) já estavam com circulação limitada nos últimos dias.  

Conforme o calendário acadêmico especifica, haverá expediente normal no campus Pampulha nos dias 16 e 17, sexta e sábado. Dia 15, quinta, é feriado municipal.

Remetido à UFMG no início deste mês, o Documento Operacional de Trânsito (DOT) 309/2024, que descreve as intervenções de trânsito que serão necessárias para a realização da Stock Car nas fronteiras da Universidade, dá uma dimensão precisa das dificuldades que a comunidade universitária terá para acessar o campus Pampulha.

O documento foi elaborado pela Via Minas Sinalização de Trânsito Ltda., empresa responsável por estruturar a sinalização durante a montagem, a realização e a desmontagem do evento. Participaram da elaboração das suas diretrizes a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), o Batalhão de Polícia de Trânsito de Minas Gerais (BPTran), a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Não passa carro nem gente
O DOT informa que, durante a realização do evento, todo o entorno do Mineirão terá trânsito impedido não apenas para veículos, mas também para pedestres. A avenida Coronel Oscar Paschoal ficará integralmente impedida. Na prática, isso significa que a comunidade universitária estará fisicamente impossibilitada de acessar o Centro Esportivo Universitário (CEU) no período. Também ficarão totalmente  fechadas para o trânsito de veículos e pedestres a avenida Rei Pelé e a Praça Alfredo Camarate. Em dias sem eventos, essa praça funciona como um ponto de retorno da avenida Carlos Luz (Catalão) antes de se chegar ao Mineirão.

Contudo, a avenida Carlos Luz já estará impedida para o trânsito desde a sua esquina com a rua Conceição Mato Dentro (onde fica uma unidade do McDonald’s), de modo que, de um jeito ou de outro, nem seria mesmo possível alcançar esse retorno. O resultado dessa soma de impedimentos é que todo o fluxo de trânsito da avenida Carlos Luz (e das demais vias que, dando saída para a região Norte, desaguam nela), vai desembocar no estreito "funil" da rua Conceição do Mato Dentro, na entrada do bairro Ouro Preto – via que, mesmo em dias normais, já sofre para suportar o rush natural da região, marcada por engarrafamentos regulares.

A avenida Abrahão Caram, por sua vez, estará fechada ao trânsito na altura da Alameda das Princesas, na pista que sobe em direção ao Mineirão, a poucos metros da portaria da UFMG. Além disso, o Documento Operacional de Trânsito informa que, nessa avenida, nos quarteirões situados em frente à portaria da UFMG, serão instaladas estruturas de embarque e desembarque de passageiros de táxis, aplicativos, vans e ônibus fretados. Assim, em razão das esperadas retenções no local, a Universidade optou por manter fechada a portaria da Abrahão Caram durante os dias do evento.

No período, também não será possível acessar o campus Pampulha pela Escola de Veterinária, cuja entrada, situada em frente ao Mineirão, fica no trecho integralmente interditado (inclusive para pedestres) da avenida Carlos Luz, tampouco pelo estacionamento da Faculdade de Farmácia, pois sua entrada está localizada na avenida Rei Pelé, e essa via também foi integralmente interditada.

Os demais acessos ao campus Pampulha estarão ativos e funcionarão em conformidade com os padrões da Universidade de abertura e fechamento para dias úteis, sábados, domingos e feriados. No período do evento, recomenda-se especialmente o acesso pela portaria 1, que fica na avenida Antônio Carlos, a entrada principal do campus, utilizada nos dias em que é necessário fazer o controle de acesso.

Até o fim do mês
Conforme o Documento Operacional de Trânsito, o fechamento total das vias ocorrerá no dia 13, às 9h, e a liberação está prevista para domingo, dia 18, às 13h. No entanto, o início das intervenções no local ocorreu já na noite deste último domingo, dia 11, com a implantação de todas as reservas de área e restrições de parar no entorno do Mineirão. O DOT também informa que o prazo para desmontagem das arquibancadas termina somente no dia 3 de setembro.

Além disso, após as provas, haverá uma série de intervenções alternadas para a desmontagem dos inúmeros blocos de concreto instalados na região para a contenção dos carros da Stock Car. Todas essas informações, somadas, fazem concluir que a interdição das vias (total ou parcial) deverá seguir pelo resto do mês e, possivelmente, adentrar setembro.

.
Placa indicativa de trânsito impedido nas imediações do CEU e da Escola de Veterinária: comunidades da UFMG e da Pampulha convivem com esse tipo de intervenção há cerca de seis meses Foto: arquivo Cedecom

Chama a atenção, portanto, a discrepância entre o período de realização do evento – apenas quatro dias – e a quantidade muito maior de dias em que o tráfego na região seguirá de fato impedido (total ou parcialmente). Vale lembrar que as primeiras intervenções realizadas no trânsito da região, causando transtorno para a livre circulação das pessoas, remontam a março, época em que a operação de supressão de árvores – a primeira intervenção preparatória para a montagem do circuito – já começava a dificultar o acesso à Universidade.

Na prática, são mais de seis meses de impedimentos no tráfego da região, sejam totais ou parciais, considerando o início das intervenções e a data prevista para a sua conclusão.

O contrato da Stock Car com a Prefeitura de Belo Horizonte prevê a realização de cinco corridas no local (uma por ano, até 2029), com intervenções semelhantes às atuais sendo realizadas todos os anos.

As intervenções no trânsito da região, que não é local adequado para receber um evento dessa natureza, é apenas uma das várias razões pelas quais a UFMG é contra a realização de provas da Stock Car nas suas imediações. Esses motivos vêm sendo reiteradamente apresentados pela Universidade em reportagens publicadas neste Portal (hospedadas também na página Stock Car na UFMG Não). Uma síntese didática do imbróglio pode ser lida em reportagem do site Grande Prêmio, especializado em automobilismo.

Ônibus internos

A realização da prova também vai impactar a circulação das linhas internas de ônibus. As linhas 1, 2 e 3 rodarão apenas no interior do campus Pampulha, no período de 13 a 18 de agosto, com retorno na rotatória do prédio da Usiminas, em frente à entrada da avenida Presidente Carlos Luz.

A linha 4 cumprirá um itinerário semelhante às outras três, com retorno na rotatória da Usiminas e do BH-TEC, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

Ewerton Martins Ribeiro