Ensino

'Sucessos do ofício': UFMG recebe relatos de estudantes sobre práticas inovadoras e acolhedoras de professores

Textos, que deverão ser enviados até 7 de julho, serão tornados públicos em outubro, durante a Semana do Conhecimento

Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) recebe relatos de estudantes para evento 'Docência: sucessos do ofício'
Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) recebe relatos de estudantesFoto: Raíssa César | UFMG

Conte-nos a história de um/a docente inesquecível que tenha contribuído significativamente para sua formação acadêmico-profissional e pessoal na UFMG. Você deve se juntar a outros dois colegas que compartilhem sua percepção acerca do envolvimento do/a professora/a em seu sucesso acadêmico. Destacamos que o trio de estudantes deve submeter apenas um relato, escrito em conjunto, indicando apenas um/uma docente a ser homenageado/a. Não serão avaliados relatos enviados por um/uma ou dois/duas estudantes apenas.”

Estudantes de graduação podem submeter, até 7 de julho, relatos para o evento Docência: sucessos do ofício, organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O objetivo é valorizar as práticas docentes exitosas no ensino de graduação da UFMG. As submissões devem ser encaminhadas por meio de formulário eletrônico, que se inicia com o trecho acima. A divulgação dos relatos ocorrerá no dia 24 de outubro, às 14 horas, no âmbito da Semana do Conhecimento UFMG, em local a ser definido.

“O evento é uma forma de dar visibilidade ao trabalho de professoras e professores que se dedicam ao ensino e apresentam práticas inovadoras, acolhedoras e sensíveis à diversidade que se apresenta no contexto da Universidade. Esperamos que, ao fazer o relato da experiência vivenciada com base nos elementos indicados, os estudantes contribuam para que outros docentes da Universidade se inspirem e aprimorem sua prática pedagógica no ensino de graduação", explica a professora Bréscia Nonato, diretora do GIZ.

O relato deve ser um texto escrito sobre um professor que tenha contribuído significativamente para a formação acadêmico-profissional e pessoal durante a graduação na UFMG. Ele deve ser escrito por pelo menos três estudantes que compartilhem a mesma percepção sobre o envolvimento do docente em seu sucesso acadêmico. Os estudantes devem submeter apenas um texto, no qual indicarão um docente a ser homenageado. Comissão composta de servidores técnico-administrativos  e estudantes da UFMG selecionará até oito histórias, com base nos elementos que constam no formulário de inscrição. Cada docente homenageado representará uma área do conhecimento.

Valorização e protagonismo
“O Sucessos do ofício é uma ação que une dois eixos importantes do ensino de graduação: a valorização da docência e o protagonismo estudantil. Assim, os estudantes de graduação são convidados a compartilhar com a comunidade da UFMG relatos de experiências marcantes durante seu processo formativo”, demarca Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.

Docência: Sucessos do ofício foi a denominação dada inicialmente aos eventos de abertura dos Percursos formativos em docência do ensino superior do GIZ, com palestras de professores que fazem ou fizeram parte da história da Universidade e que foram convidados a discorrer sobre suas práticas docentes. Com início em 2010, a ação já passou por várias atualizações e, desde 2019, conta com a participação dos estudantes na escolha de professores que se destacam nas atividades de ensino.

Com Setor de Comunicação e Eventos da Assessoria de Comunicação da Prograd