Notícias Externas

Teatro Municipal de Sabará é restaurado e reinaugurado

Edifício, que estava fechado desde 2016, é reaberto no ano em que completa 200 anos

Interior do Teatro Municipal de Sabará
Interior do Teatro Municipal de Sabará Foto: Ricardo Corbucci/ Reprodução Facebook

Em 1819, há 200 anos, dois membros na elite sabarense subsidiaram a construção de um teatro na cidade. Assim surgiu o Teatro Municipal de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que hoje é o segundo teatro mais antigo do Brasil ainda em atividade e um dos melhores no que diz respeito à acústica. 

Ao longo de sua história, o espaço recebeu a visita dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e também foi palco de diversas peças, óperas e espetáculos que influenciaram a sociedade local. Sua importância para a cultura mineira é tamanha, que o imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1963. 

O Teatro de Sabará estava fechado para revitalização desde 2016, e nesta quinta-feira, 19, Dia Nacional do Teatro, o espaço se prepara para ser aberto novamente ao público. Com uma área total construída de quase 1 mil m², o Teatro  possui 400 lugares dispostos em três andares, distribuídos entre galerias e 62 camarotes. O interior é classificado como tipo italiano: em formato de ferradura e ao centro um vasto palco elevado. 

O processo de restauração envolveu uma equipe multiprofissional, que realizou diversos tipos de procedimentos. Foi feita a recuperação do piso de madeira, substituição do forro, restauro de portas e janelas, nova instalação hidráulica, troca do telhado, pintura interna e externa e a adequação da acessibilidade tanto no acesso do público como no fundo do palco, que leva ao camarim. 
A superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino, conversou com o programa Noite Ilustrada nesta quinta-feira, 19.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção de Mariana Prates e Alexandre Miranda, sob orientação Hugo Rafael e Luíza Glória