Temática educação da CineOP discute metodologias de ensino de cinema e audiovisual
Eixo conta com curadoria da professora Clarisse Alvarenga, da Faculdade de Educação da UFMG
A 16ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), já começou. Entre as tradicionais temáticas do evento, está a Educação. Neste ano, a proposta desse tópico é discutir os processos de criação audiovisual e metodologias de ensino no cinema. A programação da temática conta com três mesas de debate e uma masterclass com Alicia Vega, além das atividades de formação da Cineop.
Clarisse Alvarenga, professora da Faculdade de Educação da UFMG e uma das curadoras do eixo Educação da mostra, foi a convidada do Noite Ilustrada desta quinta-feira, 24. A entrevista abordou os debates com foco na educação, passando por temas como a produção de audiovisual, o cinema, a educação e o ensino de cinema no contexto do isolamento e do regime remoto de educação.
“Para que os professores encontrem uma forma de trabalhar com o audiovisual que tenha a ver com os estudantes deles e com a escola onde eles atuam, é preciso o acesso ao acervo digitalizado, que no Brasil ainda não há. E é preciso também processos em que os professores possam se aproximar da linguagem audiovisual para que eles possam criar metodologias que favoreçam o acesso público ao cinema”, defendeu.
A curadora também falou sobre o percurso de debates do eixo Educação e sobre o intercâmbio da programação desta edição com cineastas chilenos.
No programa desta quinta-feira, 24, também foram ao ar duas coberturas, feitas por Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luíza Glória, com trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. Ouça abaixo:
Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael