‘Tempos presentes’ celebra 93 anos da UFMG e 300 anos de Minas Gerais

Reitora Sandra Goulart Almeida vai conversar com o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus, e o professor João Antonio de Paula, do Cedeplar

Visão lateral da Reitoria da UFMG: prédio foi construído na década de 1960
Visão lateral da Reitoria da UFMG: prédio foi construído na década de 1960 Ewerton Marttins Ribeiro / UFMG

O ciclo de conferências Tempos presentes, criado pela UFMG para estimular a reflexão sobre as grandes questões contemporâneas, terá edição especial na próxima terça-feira, 8 de setembro, a partir das 10h. O encontro vai celebrar 93 anos da UFMG – que serão completados na véspera, dia 7 – e os 300 anos de Minas Gerais.

A reitora Sandra Goulart Almeida vai receber o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus, e o professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. Eles vão abordar a interação das histórias do estado e da Universidade.  O evento será transmitido ao vivo, no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG no YouTube.

“Ao longo dessas mais de nove décadas, a UFMG, maior instituição pública do estado, tem interagido intensa e produtivamente com a sociedade mineira, formando profissionais, produzindo conhecimento, inovação e tecnologia e desenvolvendo ações com as comunidades. Não é possível pensar na história de Minas sem pensar na UFMG”, afirma a reitora.

Sandra Almeida ressalta que o impacto da presença de uma instituição como a UFMG é sentido especialmente nesses tempos de crise provocada pela pandemia de covid-19. “A Universidade tem atuado em todas as frentes, com atendimento de saúde, testagem, pesquisa sobre medicamentos e vacinas, estudos estatísticos e econômicos e uma série de outras iniciativas destinadas ao combate à pandemia.”

Ao justificar a escolha dos convidados, a reitora lembra que Agostinho Patrus representa uma das parcerias mais fortes com que a UFMG tem contado nos últimos tempos – “temos celebrado acordos de cooperação importantes com a Assembleia” – e que João Antonio de Paula é "um dos grandes conhecedores e pensadores do papel da UFMG no desenvolvimento regional e tem estudos recentes sobre a interseção das histórias de Minas e da Universidade".