Pesquisa e Inovação

Testes para covid gratuitos seguem até sexta no térreo do ICB

Voluntários participam de pesquisa sobre exame com saliva e fazem também o RT-PCR

Pesquisa utiliza estrutura montada no térreo do prédio do ICB
Pesquisa utiliza estrutura montada no térreo do prédio do ICB Arquivo ICB-UFMG

Será encerrada na próxima sexta-feira, 3, a campanha de testes diagnósticos de covid-19 no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Gratuito, o atendimento é realizado apenas no período da manhã, das 8h às 12h, e não demanda agendamento.

Os interessados são voluntários na pesquisa de validação do exame que utiliza a saliva – a leitura das amostras é feita por espectrometria, com aparelho de luz infravermelha.

Por se tratar de um exame experimental, o voluntário também é testado pelo método RT-PCR, que utiliza uma haste semelhante a um "cotonete", e os resultados são comparados. Na prática, a pessoa acaba fazendo dois testes de altíssima precisão.

Segundo o professor Vasco Azevedo, que coordena a iniciativa, o rastreio, restrito à comunidade da UFMG, inclui pessoas com ou sem sintomas de covid-19.

O estudo está sendo feito em todo o Brasil. Se comprovado que o teste da saliva tem eficácia equivalente ao exame RT-PCR, o passo seguinte será a submissão dos resultados à avaliação dos órgãos de saúde competentes do Brasil e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo da pesquisa é ampliar a capacidade de testagem brasileira, além de torná-la mais rápida e mais prática, pois qualquer hospital que tiver o aparelho poderá realizar os exames.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail ftirlgcmr@gmail.com.