Pesquisa e Inovação

Tese da Antropologia resgata história das 'cadeias indígenas' da ditadura militar

Abordado no ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa, estudo inclui entrevistas com sobreviventes e análise de prédios e ruínas remanescentes

No fim da década de 1960, indígenas do povo krenak que moravam às margens do Rio Doce, no município de Resplendor (MG), viram sua terra ser transformada em uma espécie de presídio. Integrantes de outros povos também foram levados à força para a primeira das “cadeias indígenas”, como ficaram conhecidas duas instituições criadas pela ditadura militar e geridas pela Polícia Militar de Minas Gerais. Em 1972, os presos foram deslocados para a segunda cadeia, em uma área então denominada Fazenda Guarani, em Carmésia (MG). Esse lugar funcionou até, pelo menos, 1979 e conteve cerca de 300 internos, oriundos das cinco regiões brasileiras.

hotel
Conhecido como "hotel", esse prédio foi um dos espaços em que indígenas ficaram presos na antiga Fazenda Guarani, em Carmésia (MG)Foto: Pedro Maguire

A história das duas “cadeias”, que abrigou trabalhos forçados e torturas, foi recuperada em uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFMG. Além de analisar documentos, o autor do estudo, Pedro Pablo Fermín Maguire, visitou as comunidades indígenas existentes nos territórios onde funcionavam as instituições prisionais. Maguire conversou com sobreviventes e outros moradores. Também visitou ruínas e prédios ainda conservados que pertenciam às “cadeias”. Métodos de arqueologia histórica, como a confecção de mapas e croquis, foram usados para reconstituir a organização das celas e de outros espaços.

Saiba mais no episódio 147 do Aqui tem ciência:


Raio-x da pesquisa

Título: “Foi a escravidão”: uma arqueologia histórica de duas cadeias de exceção contra povos indígenas em Minas Gerais, Brasil (1968-1979)

O que é: tese de doutorado que reconstrói a história de duas “cadeias” que funcionaram em Minas Gerais entre 1968 e 1979 e aprisionaram integrantes de povos indígenas de várias regiões do Brasil. Ao examinar prédios e ruínas remanescentes das duas instituições e coletar depoimentos de sobreviventes e de pessoas de gerações posteriores, a pesquisa busca compreender o cotidiano das “cadeias” e a perspectiva das comunidades indígenas hoje residentes nos territórios onde existiram as prisões.

Autor: Pedro Pablo Fermín Maguire
Orientador: Andrés Zarankin
Programa de Pós-graduação: Antropologia
Ano da defesa: 2022
Financiamento: Capes

Produção

O episódio 147 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Tiago de Holanda e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade. O Aqui tem ciência vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h, e fica disponível também em aplicativos de podcast, como o Spotify.