Pesquisa e Inovação

Tese da Ciência Política ganha prêmio nacional

Pesquisa revela fatores que garantem legitimidade democrática na América Latina

Gabriel Casalecchi fez doutorado-sanduíche na Vanderbilt University
Gabriel Casalecchi fez doutorado-sanduíche na Vanderbilt University Acervo pessoal

Gabriel Avila Casalecchi, que cursou mestrado e doutorado na UFMG, ganhou o prêmio de melhor tese de 2016 concedido pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Na tese Legitimidade democrática na América Latina: efeitos diretos, indiretos e causais, o pesquisador estuda o tema sob o viés da opinião pública, revelando fatores que podem influenciar na preferência das pessoas por regimes democráticos ou autoritários.

Um conceito central do trabalho é o de legado democrático. “A duração e a qualidade da democracia em determinado país afetam a maneira como as pessoas se posicionam sobre o tema”, afirma Gabriel Casalecchi, que foi orientado pelo professor Mário Fuks e passou uma temporada na Vanderbilt University (EUA), onde teve acesso a dados do Latin American Public Opinion Project (Lapop).

A comparação de dados quantitativos de países da América Latina e Caribe possibilitou não apenas confirmar a hipótese do legado democrático, mas também constatar que o contato com instituições democráticas proporciona visão mais complexa da situação política, o que gera maior compromisso com o apoio à democracia, mesmo em condições adversas.

“Procurei também contextualizar os dados, e o trabalho mostra que fatores como maior escolaridade têm efeito mais sólido em países com maior legado democrático. E que o legado sustenta seu poder de influência mesmo quando se consideram variáveis como sexo, faixa etária, situação econômica e avaliação das instituições”, comenta o pesquisador, que cursa pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo.

O professor Mário Fuks destaca que a pesquisa de Gabriel Casalecchi avança na discussão multidimensional sobre a questão do apoio à democracia, levando em conta contextos individuais e coletivos. “Ele é muito bem-sucedido em incluir valores e princípios que enriquecem o entendimento do tema”, diz o orientador, que coordena o Centro de Estudos do Comportamento Político (Cecomp), onde Gabriel produziu parte de sua pesquisa.