Pesquisa e Inovação

Tese da História vence Grande Prêmio UFMG 2015 na área de Humanidades

A autora Natascha de Ostos (à direita), com a orientadora, Regina Duarte: estudo sobre imagem dos parlamentares na Primeira República Fotos de Hugo Rafael / UFMG

O Grande Prêmio UFMG de Teses 2015 para a área de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes foi entregue na manhã desta quarta (25). Natascha Stefania Carvalho de Ostos venceu com o trabalho Sociabilidade parlamentar em cena: Atores políticos, cotidiano e imprensa na cidade do Rio de Janeiro (1902-1930), defendida no Programa de Pós-graduação em História, sob orientação da professora Regina Horta Duarte.

Doze teses foram indicadas pelos respectivos programas para concorrer ao prêmio principal. Duas delas foram agraciadas com Menção Honrosa:Incomensurável comum: políticas da escrita em Graciliano Ramos, de Willy Carvalho Coelho, orientado pelo professor Wander Melo Miranda (Programa de Pós-graduação em Estudos Literários), e Ao fim da cidade: conjuntos habitacionais nas bordas urbanas, de André Luiz Prado, orientado pela professora Silke Kapp (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo).

Os grandes prêmios das grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias foram entregues em outubro do ano passado. A premiação na área de Humanidades foi adiada porque não houve consenso à época, entre os avaliadores.

Após entregar placas e diplomas, o reitor Jaime Ramírez destacou que UFMG tem como um de seus alicerces a valorização do mérito e do avanço do conhecimento. “O prêmio constitui estímulo aos autores, em suas carreiras acadêmica e profissional, e inspiração para os programas”, disse. A pró-reitora de Pós-graduação, Denise Trombert de Oliveira, acrescentou que, ao reconhecer os melhores trabalhos, a Universidade incentiva os doutorandos a buscar, em sua produção, resultados que tenham impacto relevante”.

Jaime Ramírez, ao lado da vice-reitora Sandra Goulart Almeida, entrega o prêmio principal a Natascha de Ostos Hugo Rafael / UFMG

Parlamento na imprensa
O trabalho vencedor aborda as representações do Parlamento na imprensa da Primeira República, no Brasil. De acordo com a autora, Natascha de Ostos, sua pesquisa enfatizou os aspectos informais e de sociabilidade envolvidos na atuação de deputados e senadores, como frequência às sessões, viagens durante o funcionamento das casas legislativas, relações público-privado, indicação de parentes para cargos públicos. “Mostro como a movimentação cotidiana dos parlamentares aparece nos veículos de imprensa e como essa representação ajudou a sedimentar, na sociedade, a ideia do que é política”, explicou Natascha de Ostos.

Teses indicadas
Conheça os programas, autores e orientadores também indicados para o prêmio em 2015.

Administração – tese de Armando Araújo de Souza Júnior, orientado pelo professor Ricardo Silveira Martins
Artes – tese de Francisco Sebastião de Paula, orientado pela professora Maria do Carmo de Freitas Veneroso
Ciência da Informação – tese de Rodrigo Moreno Marques, orientado pela professora Marta Macedo Kerr Pinheiro
Ciência Política – tese de Viviane Petinelli e Silva, orientada pela professora Cláudia Feres Faria