Pesquisa e Inovação

Tese identifica 'solvente verde' que reduz impacto ambiental da indústria química

Pesquisa premiada pela Capes e pela UFMG é tema do novo episódio do ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Solventes sustentáveis reduzem impacto ambiental da indústria química
Solventes sustentáveis reduzem impacto ambiental da indústria química Foto: Jcomp | Freepik

Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Química da UFMG apresenta alternativas de solventes sustentáveis para reduzir os impactos ambientais causados pela indústria de química fina, responsável pelo desenvolvimento de produtos usados no cotidiano como filtros solares, tintas e fragrâncias de perfumes.

A tese, de autoria do pesquisador Fábio Godoy Delolo, foi desenvolvida em três etapas. A primeira consistiu na consulta a catálogos de empresas farmacêuticas, com o objetivo de identificar solventes mais sustentáveis do que os utilizados com mais frequência em estudos científicos e na indústria, como o tolueno, que é tóxico e não renovável. A busca permitiu encontrar o anisol, solvente biodegradável e de baixa toxicidade.

A segunda etapa concentrou-se no desenvolvimento de processos para a produção de novos ingredientes de fragrância por meio da valorização da matéria-prima biorrenovável. Por fim, foi testada a utilização de metais não nobres, como o cobalto, na função de catalisadores, ou seja, como elementos responsáveis por acelerar as reações químicas. Em todos os casos, o anisol provou ser um solvente sustentável alternativo para aplicação na indústria de química, por combinar alto desempenho e maior produtividade com sustentabilidade.

Dupla premiação
A pesquisa recebeu o Prêmio Capes de Tese 2023, que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado realizados em programas de pós-graduação brasileiros, e o Grande Prêmio de Teses UFMG na grande área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.

O autor atribui a premiação à relevância de abordar o tema da sustentabilidade no âmbito de processos químicos presentes na vida cotidiana. Ele busca, agora, viabilizar uma parceria da Universidade com uma empresa brasileira que tem interesse no processo.

O trabalho foi realizado sob orientação da professora Elena Vitalievna Goussevskaia e coorientação do professor Eduardo Nicolau dos Santos, ambos do Departamento de Química da UFMG. O professor Matthias Beller, do Leibniz Institute for Catalysis em Rostock, na Alemanha, onde Delolo cursou o doutorado-sanduíche, também atuou como coorientador.

Saiba mais sobre o estudo no novo episódio do Aqui tem ciência:

Tese desenvolvida por Fábio Godoy Delolo gerou depósito de patente para a UFMG
Fábio Godoy Delolo é autor de tese que gerou depósito de patente para a UFMG Foto: Bruno Pereira | Rádio UFMG Educativa

Raio-x da pesquisa

Título: Processos sustentáveis de hidroformilação: solventes verdes, tecnologias one-pot e catalisadores de cobalto

O que é: Tese de doutorado que apresenta a substância anisol como alternativa de solvente sustentável para a indústria de química fina, responsável pela produção de diversos itens usados no cotidiano, como fragrâncias e perfumes. O trabalho gerou depósito de patente para a UFMG e interesse de uma empresa parceira para difundir o processo no meio industrial.

Autor: Fábio Godoy Delolo

Programa de pós-graduação: Química

Orientadora: Elena Vitalievna Goussevskaia

Coorientador: Eduardo Nicolau Dos Santos

Financiamento: CNPq, Capes PrInt e Catalisa ICT/Sebrae

O episódio 166 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Bruno Pereira, edição de Alessandra Ribeiro e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade. O programa vai ao ar na frequência 104,5 FM e na página da emissora, às segundas, às 11h, com reprises às sextas, às 20h, e fica disponível também em aplicativos de podcast, como o Spotify.