Formas de Ingresso

UFMG divulga calendários para registro dos ingressantes do segundo semestre

Registro será feito pela internet no período de 6 a 9 de setembro; únicos procedimentos presenciais são as bancas de verificação de condição étnico-racial e de deficiência

Entrega dos documentos exigidos para o registro será feita pela internet
Entrega dos documentos exigidos para o registro será feita pela internet Gabriel Araújo | UFMG

Foram publicados nesta semana os cronogramas das atividades de registro acadêmico, de matrícula e de bancas de verificação dos candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Vestibular de Habilidades para ingresso na UFMG no segundo período letivo deste ano de 2021, cujas aulas começam em outubro. Todos os classificados devem efetuar o registro.

O registro dos classificados na 5ª chamada da lista de espera do Sisu ocorrerá de 6 a 9 de setembro. Em razão da pandemia de covid-19, os documentos serão entregues exclusivamente pela internet. Os candidatos devem fazer o upload dos documentos durante o próprio registro acadêmico.

Sisu
No calendário do Sisu, há orientações para os candidatos classificados da 5ª até a 10ª chamada da lista de espera, assim como orientações sobre as bancas de verificação de condição étnico-racial (banca de heteroidentificação, complementar à autodeclaração feita por candidatos negros) e de verificação e validação de deficiência (PCD).

O atendimento presencial para a realização dessas bancas se dará por agendamento, conforme escala divulgada na página do Sisu na UFMG. No cronograma, há orientações tanto para os candidatos classificados diretamente para ingresso no 2º período letivo quanto para os candidatos que, tendo sido aprovados para ingresso no 1º período, optaram por alterar o ingresso para o 2º período.

Confira o calendário completo.

Habilidades
As orientações aos candidatos classificados no Vestibular de Habilidades que precisam realizar procedimentos presenciais de verificação de condição étnico-racial e de verificação e validação de deficiência, assim como a escala para o seu atendimento, estão reunidas em documento publicado nesta quarta-feira, 1º de setembro, no site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

Nele, informa-se que, se algum dos candidatos não puder – por causa de medidas de isolamento social – comparecer ao atendimento agendado, ele deverá encaminhar uma mensagem para dra@drca.ufmg.br, para que a UFMG possa analisar individualmente o seu caso.

'Incipit vita nova'
O registro acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório do candidato classificado para ocupar uma vaga na UFMG e começar a sua nova vida de estudante.

Por meio do registro, o calouro fornece à instituição as informações necessárias para formalizar sua vinculação, como dados pessoais e acadêmicos. Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.

O vídeo a seguir, produzido pela TV UFMG, contém informações sobre o processo de heteroidentificação.

Ewerton Martins Ribeiro