Arte e Cultura

Intervenções do TU invadem ruas de Tiradentes e São João del-Rei

Produções são inspiradas na cultura tradicional da região do Campo das Vertentes

As intervenções serão realizadas nas cidades de Tiradentes e São João del-Rei
As intervenções ocorrem nas cidades de Tiradentes e São João del-Rei Tina Horta

Inspiradas na cultura tradicional do Campos das Vertentes, as intervenções Os Floristas e Dona Juta percorrem, a partir de hoje, 27, nove bairros das cidades de Tiradentes e São João del-Rei. A programação está disponível para consulta.

Embalados por acordes de sanfona, floristas passeiam delicadamente pelas ruas e praças da cidade de Tiradentes, criando os mais diferentes arranjos de cores e de formas. Dona Juta, por sua vez, brinca pela cidade, dando notícia de tudo que se passa ao seu redor. As duas intervenções cumprem temporada até 8 de dezembro.

Assista a um trecho de Os floristas:

Coordenadas pelos professores Rogério Lopes e Tereza Bruzzi, do Teatro Universitário (TU) da UFMG, as peças resultam de extenso trabalho de pesquisa e produção criativa realizada no segundo semestre de 2018. As encenações, criadas em parceria com o grupo Barracão UFMG, são realizações do Teatro&Cidade, núcleo de pesquisa cênica do TU. As obras se espelharam em elementos do artesanato mineiro, como a tecelagem e a cestaria, retratando-as como símbolos representativos da identidade local. As intervenções foram aprovadas em chamada pública aberta pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) para receber propostas de atividades culturais para o campus cultural da UFMG em Tiradentes. Outras informações podem ser obtidas no núcleo Teatro&Cidade.