Livro 'Tom Zé, o último tropicalista' traça trajetória cronológica da carreira do artista
Biografia escrita por Pietro Scaramuzzo conta também com um texto do próprio Tom Zé, prefácio de David Byrne e quarta capa assinada por Emicida
Lançada recentemente, a biografia Tom Zé, o último tropicalista, do jornalista e médico italiano Pietro Scaramuzzo, busca organizar, cronologicamente, a trajetória do artista tropicalista que já o era antes mesmo de o movimento existir de fato. Scaramuzzo escreve para colunas italianas sobre música brasileira e fundou, em 2012, a página Nabocadopovo, onde pôde conhecer e entrevistar Tom Zé.
No novo livro, Scaramuzzo organizou os acontecimentos em uma linha temporal, após processo de pesquisa que durou cerca de um ano e meio. Para a escrita, ele consultou acervos de rádios, de jornais do Brasil e dos Estados Unidos, vídeos e livros, e também fez ligações para Tom Zé, a quem visitou, presencialmente, na casa do artista, em São Paulo.
O jornalista ainda reuniu textos e depoimentos de pessoas que acompanharam Tom Zé desde a década de 60, como David Byrne, incentivador da carreira internacional do artista. Entre os nomes brasileiros que contribuíram para a biografia, estão Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Arnaldo Antunes e Emicida.
Nesta quarta-feira, 24, o programa Noite Ilustrada recebeu o autor da biografia, o médico e jornalista Pietro Scaramuzzo.
Produção: Isadora Oliveira e Maron Filho, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alexandre Miranda