Trabalhadores de baixa escolaridade não percebem os riscos dos agrotóxicos

Conclusão é de estudo desenvolvido pelo Instituto de Ciências Agrárias e pela UFV

Embalagens vazias de agrotóxicos nem sempre são descartadas adequadamente
Embalagens vazias de agrotóxicos são descartadas inadequadamente Lucas Braga / UFMG

A baixa escolaridade impede que trabalhadores rurais da região serrana do Espírito Santo tenham a devida dimensão dos riscos envolvidos no manuseio de agrotóxicos. Estudo do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) feito com 247 trabalhadores mostra que muitos têm dificuldades de interpretar rótulos e descartam inadequadamente as embalagens vazias. Em alguns casos, crianças que trabalham nas lavouras também estão expostas aos produtos.

A jornalista Amanda Lelis, da Rádio UFMG Educativa Montes Claros, conversou com um dos autores da pesquisa, o professor Stanley Schettino. Ouça o podcast postado no Portal do ICA.