Institucional

Trabalhos de professores residentes e perspectivas para o Ieat serão apresentados em seminário

Evento, que será realizado nos dias 28 e 29, será aberto pelo pensador indígena Ailton Krenak

Aílton Krenak é líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro Produção Cultural no Brasil - Ailton Krenak, CC BY-SA 2.0

O líder indígena e ambientalista Ailton Krenak ministra na terça-feira, 28 de junho, palestra de abertura do Seminário Anual Ieat 2022. O evento, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, segue até a quarta-feira, 29, em dois espaços do campus Pampulha. No primeiro dia de evento, as atividades ocorrem no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1).

Às 14h30, o escritor e ambientalista, Ailton Krenak, um dos mais destacados ativistas do movimento socioambiental e de defesa dos povos indígenas da atualidade, ministrará a conferência de abertura, intitulada A vida é selvagem. Na sequência, às 16h, serão apresentados os resultados do projeto Cenários das Ciências e Tecnologias no Brasil – Futuros Possíveis em 2040, iniciativa da Universidade, lançada por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), que conta com a participação do Ieat e da Chie Integrates.

No segundo dia do evento (quarta-feira, 29 de junho), as atividades serão realizadas na Sala de Seminários 1012 da Escola de Engenharia, campus Pampulha. A programação tem início às 9h, com as apresentações Praxis-EA/UFMG + 10 anos, Por onde anda você? Estudos transdisciplinares de egressos da UFMG, Avaliação em Saúde na perspectiva transdisciplinar e Observatório das plataformas digitais. A atividade terá a mediação da professora da Faculdade de Medicina Zilma Silveira Nogueira Reis, ex-integrante do Comitê Diretor do Ieat.

Pesquisas
Logo em seguida, às 10h40, os professores residentes do Ieat apresentam os resultados de suas pesquisas. A atividade reunirá os professores Sérgio Cirino e Andréa Guerra, do Departamento de Psicologia, e Cristiane Grillo, do Departamento de Pediatria. A mediação será feita pela professora da Faculdade de Direito Maria Fernanda Salcedo Repolês, integrante do Comitê Diretor do Ieat.

Às 14h, os professores Claudio Paixão, do Departamento de Teoria e Gestão da Informação, Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social, e Heloisa Torres, do Departamento de Enfermagem Aplicada, apresentam resultados de suas residências, com mediação da professora do Instituto de Geociências (IGG) Heloisa Soares de Moura Costa, integrante do Comitê Diretor do Ieat.

Na sequência, às 15h20, mesa-redonda destaca a atuação do Ieat no último ano, com indicação de perspectivas para o Instituto. No encerramento do Seminário, às 16h, serão lançados livros organizados e produzidos por residentes e ex-residentes do Ieat.

O evento é aberto ao público, mediante inscrição pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG. Os participantes que assinarem lista de presença receberão certificados.

Com Assessoria de Comunicação do Ieat